“Reciclar é mais do que separar o lixo — é repensar hábitos, reduzir desperdícios e respeitar o planeta.”
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente e o uso mais sustentável dos recursos naturais, a UNESCO estabeleceu o dia 17 de maio como o Dia Mundial da Reciclagem.
Reciclagem: Conceito e Importância
O termo “Reciclagem” é proveniente da língua inglesa no qual “re” significa repetir e “cycle” corresponde a ciclo. Portanto, reciclagem é “repetir o ciclo”. É o processo de transformação de materiais descartados em novos produtos ou matérias-primas, contribuindo para a redução de resíduos destinados aos aterros sanitários, economiza energia, diminui a emissão de gases de efeito estufa e preserva os recursos naturais. Além disso, contribui para a geração de empregos e o fortalecimento da economia circular. Também se estende à arte e ao artesanato, atribuindo valor ao produto artístico. Artistas e artesãos utilizam materiais reciclados para criar obras únicas, promovendo a criatividade e a conscientização ambiental.
A reciclagem no Brasil iniciou há mais de 100 anos, com as primeiras indústrias de celulose reutilizando matérias-primas. Com o tempo, o conceito se expandiu, tornando-se parte da consciência ambiental da sociedade brasileira. Diariamente, a quantidade de lixo produzida no país ultrapassa as 130 mil toneladas. Aproximadamente 10% desses materiais estão na capital paulista. A cidade produz, todos os dias, 12 mil toneladas, cerca de meia tonelada por habitante todos os anos. Se a população separasse o lixo em dois (reciclável e comum), 40% dos produtos poderiam ser aproveitados, mas atualmente apenas 7% são reciclados.
Coleta Seletiva e as cores da reciclagem?
A coleta seletiva é o processo de separar os resíduos sólidos de acordo com seu tipo (papel, plástico, vidro, metal, entre outros), com o objetivo de facilitar a reciclagem e o reaproveitamento de materiais. Essa separação pode ser feita em residências, empresas, escolas e espaços públicos, contribuindo para a redução do lixo nos aterros e para a preservação do meio ambiente.
Para tornar essa prática mais eficaz, existem cores padronizadas que identificam os diferentes tipos de resíduos. Veja a seguir:
Verde – Vidro
- São recicláveis: Garrafas, potes, frascos de medicamentos, recipientes limpos de produtos de limpeza e perfume.
- Não são recicláveis: Vidros temperados, espelhos, lâmpadas, lentes, louças e pirex, ampolas de remédios, monitores.
Vermelho – Plástico
- São recicláveis: Garrafas no geral e PET (transparentes), canetas, embalagens e potes, sacolas plásticas, PVC.
- Não são recicláveis: Adesivos, tomadas, espuma, isopor, cabos de panela, esponja, acrílico, teclados, EVA.
Amarelo – Metal
- São recicláveis: Latas, embalagens limpas, papel-alumínio limpo, parafusos, tampas de garrafa.
- Não são recicláveis: Latas de tinta, esponjas de aço, embalagens de produto aerossol, clipes, grampos, latas de combustível.
Azul – Papel
- São recicláveis: Papel sulfite, revistas, jornais, envelopes, folhetos, papelão, cartolinas, cartões, papéis limpos de embrulho.
- Não são recicláveis: Papéis engordurados, guardanapos e lenços usados, papel higiênico usado, fotos, etiquetas adesivas, bitucas de cigarro, celofane, papel-carbono.
Outras cores utilizadas para resíduos específicos:
O marrom para os resíduos orgânicos (restos de comida, cascas etc.);
O preto para madeiras;
O cinza para materiais não reciclados;
O branco destinado aos lixos hospitalares;
O laranja para resíduos perigosos;
O roxo para resíduos radioativos.
Ranking dos Materiais Mais Reciclados no Brasil
1º Latas de alumínio: 100% recicladas em 2023. O Brasil lidera mundialmente nesse índice, com 409 mil toneladas recicladas, representando 98,7% do total consumido.
2º Papel: 85% 66,9% reciclado em 2022, com destaque para papéis de embalagem que atingem cerca de 85%.
3º Latas de aço: 47,8% recicladas em 2023, com aproximadamente 200 mil toneladas retornando ao processo produtivo.
4º Embalagens longa vida: 35,9% recicladas em 2023.
5º Vidro: 25,8% reciclado em 2022.
6º Plástico: 25,6% reciclado em 2022
(Fonte https://www.creditodelogisticareversa.com.br/post/taxas-de-reciclagem-no-brasil)
Quer saber tudo sobre reciclagem? A página Recicla Sampa Fornece um guia completo. Com apoio da Loga (Logística Ambiental de São Paulo) e da EcoUrbis (concessionária responsável pela coleta e tratamento de resíduos domiciliares e de serviços de saúde em19 subprefeituras de São Paulo), é um movimento que busca aumentar o volume da reciclagem na capital paulista e a prestação de serviços inclui um amplo banco de dados com centenas de pontos de coleta.
Acesse o link: (https://www.reciclasampa.com.br/artigo/reciclagem-o-guia-absolutamente-completo).