Celebrado em 7 de abril, O Dia Mundial da Saúde é uma data para reflexão sobre adoção de hábitos e de cuidados que proporcionem saúde e qualidade de vida à população.
O motivo da escolha da data, remete à fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. A entidade tomou forma durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde incorporando parte da organização de saúde das Liga das Nações e do Escritório Internacional de Higiene Pública, que já funcionava em Paris desde 1907.
Todos os anos, a OMS escolhe um tema para direcionar discussões e ações entre governantes, instituições e cidadãos, visando implementar estratégias que tragam impactos positivos à sociedade. Em 2025, o tema destaca a importância de garantir que todos tenham acesso aos serviços de que necessitam, sem enfrentar barreiras financeiras, promovendo um esforço global para melhorar a equidade, o acesso e a qualidade da saúde.
Ao contrário do que muitos pensam, saúde não é apenas a ausência de doenças. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define: “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019 apontaram que quase metade dos brasileiros adultos são sedentários, e mais da metade está com sobrepeso, com 20% sendo diagnosticados com obesidade. Esses números refletem a falta de atividade física e de uma alimentação balanceada, criando um ciclo de problemas.
Adotar hábitos saudáveis pode ajudar a viver mais e com mais qualidade, ampliando a expectativa de vida e promovendo bem-estar ao longo do tempo. Confira algumas dicas que trazem benefícios para o corpo e a mente:
- Faça atividades físicas com frequência (o Ministério da Saúde recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana);
- Tenha uma alimentação equilibrada;
- Preste atenção nos horários das suas refeições;
- Cuide da qualidade do seu sono;
- Reserve tempo para relaxar e se divertir;
- Realize exercícios que estimulem a mente;
- Ao sentir qualquer sintoma, consulte um médico de confiança que irá avaliar e indicar o melhor tratamento para cada caso;
Por fim, vale ressaltar que precisamos cuidar da máquina que é o nosso corpo humano, pois ele é a nossa base para viver bem. Manter hábitos saudáveis não é apenas uma prevenção contra doenças, mas um investimento direto na nossa qualidade de vida. Ao adotar essas práticas, podemos garantir mais energia, disposição e saúde para aproveitar ao máximo cada momento da vida.
Fica a dica: A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), está compartilhando uma série de postagens nas redes sociais das duas organizações, trazendo dicas e informações sobre como adotar e manter um estilo de vida saudável. A programação estará disponível no canal da ANS no Youtube com os assuntos:
https://www.youtube.com/@ANSreguladoraoficial
Vale a pena conferir!!!