Capa Antlia-Tecnologia-e-Historia-Stephen-Hawking

BLOG

Antlia Tecnologia e História: Stephen Hawking

28 de April de 2023

Stephen Hawking (1942-2018) foi um cientista, professor e autor de diversos livros sobre Cosmologia. Seus estudos sobre buracos negros lhe renderam notoriedade e reconhecimento. Ele contribuiu significativamente para a ampliação do conhecimento da criação, evolução e estrutura atual do universo.

História

Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942 em Oxford, Inglaterra. Aos 17 anos foi admitido na Universidade de Oxford. Sua vontade era estudar matemática, porém, seu pai queria que o jovem estudasse medicina, pois não enxergava com bons olhos o futuro para matemáticos. E foi assim, na tentativa de equilibrar os dois campos, que Stephen começou a estudar Ciências Naturais com ênfase em Física, se formando em 1962. No mesmo ano foi fazer doutorado em Cosmologia na Universidade de Cambridge.

Enquanto ainda se graduava, Hawking sentia que não estava bem. Ele tinha dificuldades com tarefas motoras consideradas básicas como amarrar os sapatos, e depois de um acidente com patins sua mãe o levou a um hospital em Londres para realização de exames. Estes testes revelaram uma doença incurável, mas ele não foi comunicado imediatamente. Somente em 1963, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença neurodegenerativa que provoca fraqueza e deterioração muscular. Mais tarde, falando sobre este período difícil, ressaltou que três fatores foram importantes e mantiveram sua vontade de viver: a música clássica de Wagner, suas pesquisas, e ter se apaixonado por Jane Wilde.

Stephen e Jane Hawking

Apesar do entusiasmo, sua carreira acadêmica não começou como ele esperava. O professor de sua preferência, Fred Hoyle, já tinha muitos estudantes sob sua tutela, e encaminhou o jovem para o físico e cosmólogo Dennis Sciama. Posteriormente, Hawking se diria sortudo por não ter tido a supervisão de Hoyle, com quem debateu em público durante uma aula em 1964 provando estar certo sobre um erro do professor por meio de estudos próprios. Em 1965, Stephen Hawking recebeu seu Ph.D por sua tese nomeada “Propriedades dos Universos em Expansão”.

Hawking publicou muitos livros sobre ciências com uma linguagem mais acessível para o grande público, tornando-o o astrofísico mais conhecido atualmente. Um de seus livros mais famosos é “Uma breve história do tempo”, publicado em 1988. Além deste, também são famosos “O Universo Numa Casca de Noz”, “Uma Nova História do Tempo” e “O Grande Projeto” que exploram questões sobre o universo, a natureza da realidade e a existência de Deus. Suas contribuições para a cosmologia, em particular sua teoria da radiação Hawking, que prevê que os buracos negros emitem radiação, mudaram fundamentalmente nossa compreensão do universo.

Stephen Hawking

Stephen Hawking morreu no dia 14 de março de 2018, aos 76 anos de idade, como um dos cientistas mais renomados e influentes dos séculos XX e XXI. Sua vida e obra foram marcadas por uma curiosidade insaciável e uma dedicação incansável em busca de conhecimento, inspirando milhares de pessoas a pensar sobre nosso lugar no cosmos.

Curiosidade

Curiosidade Hawking e Einstein

Hawking nasceu exatamente 300 anos depois da morte de Galileu Galilei, em 8 de janeiro de 1942. Seu falecimento ocorreu coincidentemente na data de aniversário de Einstein, apelido de infância de Hawking.

 

 

 

 

Referência:

Fundação Stephen Hawking

Compartilhe

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Mais velho
Novos Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments

Subscribe to our Newsletter

Receive tips on technology, innovation, and other inspirations.

0
Would love your thoughts, please comment.x