Já parou para pensar como você acessa suas músicas e filmes favoritos no streaming? Ou como consegue importar suas conversas do WhatsApp quando troca de telefone? Neste artigo vamos explicar como funciona o armazenamento em nuvem e como ele faz parte do seu dia a dia.
Quando você tira uma foto no seu celular, inicialmente, ela fica salva no seu dispositivo. Ou seja, ela ocupa parte da memória do seu aparelho e está sempre acessível para você quando quiser revê-la. Mas, e se você quiser repassar essa foto para outras pessoas acessarem quando elas quiserem? Ou então, quiser liberar parte da memória do seu telefone para ocupar com novas fotos? Existe uma forma de deixa-la guardada fora do seu telefone? A resposta é sim!
O armazenamento em nuvem é um modelo de armazenamento que permite o acesso de dados e arquivos na Internet por meio de um provedor de computação em nuvem. Todos esses dados e arquivos (inclusive esta página da internet), após enviados para a nuvem, são guardados em servidores espalhados pelo mundo.
Por meio da internet, você faz upload de arquivos que estão armazenados em seu dispositivo — seja um celular ou computador — para a nuvem, que nada mais é do que uma superestrutura de servidores de propriedade de empresas de tecnologia, como Microsoft, Google e Apple, que disponibilizam o serviço de cloud storage. Após serem enviados, seus arquivos são distribuídos por diversos servidores, a fim de garantir sua integridade de acesso, mesmo que parte dessa estrutura passe por problemas. Dessa forma, libera espaço interno da memória da sua máquina e permite acessar seus arquivos a qualquer momento e de qualquer aparelho com acesso à Internet.
Ou seja, através de uma plataforma ou do navegador, é feita uma solicitação e você baixa um arquivo temporariamente. Quando terminar de usar, ele pode ficar salvo ou o seu dispositivo faz uma limpeza e você continua com sua memória livre, sem precisar deixar aquele arquivo na memória.
Tipos de Armazenamento em Nuvem
O armazenamento em nuvem é baseado em uma infraestrutura altamente virtualizada que possui variados tipos como, por exemplo:
A Nuvem pública com um modelo de armazenamento que tem como padrão o cloud computing, que coloca à disposição do público diversos recursos para armazenar as informações. Esses serviços garantem flexibilidade e desempenho por um baixo custo, sendo que os valores dependem de quanto espaço o usuário requer. Nessa opção, os empresários têm a disponibilidade de um centro de processamento de dados de nível avançado. Não há necessidade de adquirir novos equipamentos, softwares, equipe de TI e demais serviços para que as informações sejam armazenadas de maneira eficiente.
Outro tipo é a Nuvem privada que tem como modelo a criação inteiramente personalizada, conforme as solicitações e finalidades da pessoa ou empresa que adquiriu a instalação dos serviços, sendo completamente privado, outros indivíduos não possuem acesso.
Já a Nuvem compartilhada tem seu modelo de nuvem onde as empresas compartilham arquivos com vários usuários. O diferencial dessa opção é o fato de que todas as pessoas que precisarem fazer alguma alteração podem mexer nas informações simultaneamente sem que haja nenhum problema. Esse tipo é para aqueles que partilham das mesmas preocupações, bem como têm missão, valores, requisitos de segurança, políticas e metas iguais. Ele pode ser administrado por todos e se destaca pelo alto nível de compartilhamento de informações em tempo real, com alta qualidade.
Vantagens e Desvantagens do Armazenamento em Nuvem
Sua agilidade no trabalho é um destaque importante, pois os funcionários e técnicos de TI conseguem acessar os sistemas da empresa de forma remota, permitindo mais rapidez para localizar arquivos ou fazer algum ajuste no sistema. A escalabilidade quase instantânea permite aumentar a capacidade de armazenamento de maneira rápida e eficaz. A modernização da infraestrutura traz a possibilidade de criar uma máquina virtual, que nada mais é do que um programa que cria um ambiente virtual dentro de um notebook ou de uma nuvem, permitindo instalar e utilizar outro sistema operacional. Com o número de dados e arquivos sempre crescentes, a necessidade de definir um bom lugar para guardá-los e gerenciá-los se eleva, e é neste exato ponto em que o Armazenamento em Nuvem se encaixa, já que com sua utilização, dois problemas principais são resolvidos: o risco da perda de arquivos importantes e problemas com a falta de memória de armazenamento.
Por outro lado, a dependência de conexão com a internet pode ser um empecilho: você precisa acessar a internet para consultar seus arquivos. No entanto, com a universalização do acesso à internet, será cada vez mais comum que as pessoas adotem o armazenamento em nuvem para salvar suas informações, e que as empresas olhem para essa solução para implementação aos usuários e também colaboradores internos.
Recomendações
Existem armazenamentos em nuvem que podem ser específicos para determinadas tarefas, então listamos alguns exemplos que podem ser úteis para estudantes, trabalhadores ou grandes empresas:
Google Drive – o melhor para Google Workspace;
OneDrive – o melhor em Windows e Office 365;
iCloud Drive – o melhor no ecossistema da Apple;
Mega – o maior armazenamento em nuvem grátis;
iDrive – a melhor alternativa aos serviços tradicionais;
Dropbox – serviço com armazenamento ilimitado, oferece armazenamento
ilimitado no plano profissional mais caro;
pCloud – serviço focado em segurança com criptografia;
Proton Drive – serviço com cofre, e-mail e VPN.
Fontes:
O que é armazenamento na nuvem?
Como funciona o sistema de armazenamento em nuvem?
Armazenamento em nuvem, o que é e como funciona
Vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem nas empresas
Conheça 4 tipos de armazenamento em nuvem e veja qual escolher
Os melhores serviços de armazenamento em nuvem
Cloud storage
Leia outros artigos relacionados a este assunto.
DevOps, muito mais que ferramentas, cultura!
Serviços de Mensageria