Menu Fechar
Fechar
Fechar

BLOG

JAVA Visual Studio Code – Atualização Julho/2022

27 de July de 2022

Em nota publicada no blog oficial da Microsoft, o diretor de engenharia de software Nick Zhu anunciou neste domingo 17/07/2022 que uma nova atualização Visual Studio Code Java já está disponível.

A atualização foi na biblioteca Java Lombok, que é focada em produtividade e redução de código que, por meio de anotações adicionadas ao código, ensinamos o compilador (maven ou gradle) durante o processo de compilação a criar código Java.

Principais funcionalidades do Lombok

O projeto Lombok visa a diminuição de código e aumento da produtividade no desenvolvimento, ela consegue fazer isso “plugando” código no momento de build do projeto.

Dessa maneira, você não terá mais que ficar escrevendo mêtodos getters e setters, basta apenas adicionar as anotações do Lombok em sua classe que no momento do build o Lombok irá gerar o código necessário e então inclui-lo no arquivo .class gerado.

Adicionando a biblioteca em seu projeto

Para utilizar o Lombok basta adicionar a dependência no seu projeto, com o scope definido como provided.

Com essa configuração é garantido que não vamos carregar a biblioteca em memória quando a aplicação estiver em execução, porque o bytecode gerado não vai possuir as anotações da biblioteca, mas sim todo o código que elas podem nos prover.

Apache Maven:

<dependency>
    <groupId>org.projectlombok</groupId>
    <artifactId>lombok</artifactId>
    <version>1.16.20</version>
    <scope>provided</scope>
</dependency> 

Gradle:

repositories {
	mavenCentral()
}
plugins {
	id 'io.franzbecker.gradle-lombok' version '1.11'
	id 'java'
}
lombok {
	version = 1.16.20 
	sha256 = ""
}

Suporte do Lombok e a notificação do usuário

Quando um projeto é aberto pela primeira vez, e se a extensão detectar que existe uma dependência do Lombok, é enviada uma notificação para lembrar o desenvolvedor se o suporte ao Lombok precisar ser ativado. Após recarregar o Visual Studio Code, o suporte ao Lombok fica disponível.

Aqui está uma pequena demonstração:

 

Gerenciar a versão do Lombok na barra de status do idioma

Depois de habilitar o suporte ao Lombok, o desenvolvedor pode ver a versão atual e o status na barra de status do idioma. Se o desenvolvedor clicar no item, ele será direcionado para onde a versão do Lombok está configurada, isso permitirá que a fácil alteração de versão do Lombok.

Depois de alterar a versão, haverá outra notificação exigindo que o desenvolvedor recarregue o Visual Studio Code novamente.

Aqui está outra demonstração para mostrar esse recurso:

 

Suporte para arrastar e soltar

Foi habilitado o “Arrastar e Soltar” na visualização do Java Project Explorer, para que você possa usá-lo conforme sua conveniência. Aqui estão alguns cenários de como você pode usá-lo:

  • Mover uma classe – Arraste uma classe de um pacote para outro pacote
  • Mover um pacote – Arraste um pacote para outro pacote
  • Adicionar uma dependência – Arraste um arquivo JAR do sistema operacional diretamente para um projeto Java que não usa ferramentas de compilação em “Bibliotecas Referenciadas”

Vamos ver uma demonstração rápida do primeiro cenário:

 

Lista de Exclusão de Dicas de Inlay

No Blog de abril , apresentamos pela primeira vez nossas dicas de inserção para nomes de parâmetros. Ouvimos dos desenvolvedores que eles gostaram do recurso em geral, mas em alguns casos, eles podem não querer que esse recurso apareça. Portanto, adicionamos uma configuração para que você possa desativar as dicas de incrustação em algumas circunstâncias. Você pode encontrar essa configuração digitando “exclusão de inlay” e clicando nela em Java. Aqui está uma captura de tela.

 

Depuração – Ponto de interrupção da função de suporte

Esta solicitação de recurso foi originalmente levantada na comunidade e abordada na última versão! A partir da versão 0.24 do Extension Pack for Java.  Você pode definir um ponto de interrupção de função no Visual Studio Code clicando no botão “ + ” na exibição Breakpoints e inserindo um nome de método totalmente qualificado de uma classe Java. Quando no modo de depuração, a execução é pausada no nome da função especificada e o depurador exibe informações sobre o contexto de execução. Isso funciona mesmo quando as funções têm o mesmo nome (funções sobrecarregadas). Aqui está uma demonstração rápida.

Mais ações de código

Por último, mas não menos importante, adicionamos mais ações de código ao prompt do Quick Fix nos últimos meses e tentamos torná-lo mais inteligente com base em seu código, portanto, experimente.

Melhorias contínuas do Spring – Visualização de dependência de bean

A equipe de desenvolvedores da Microsoft está adicionando novos recursos a cada mês. Desta vez, foi apresentado a visão de dependência do bean. Como desenvolvedor Spring, a dependência de bean é algo com o qual lidamos com muita frequência e às vezes podemos querer visualizar isso. Esse recurso foi adicionado ao painel do Spring Boot.

Ele ficará disponível quando você iniciar o aplicativo no painel do Spring Boot e clicar no botão embutido à direita. A partir daí, você pode ir em duas direções. Você pode ver no que esse bean é injetado ou ver do que esse bean está dependendo.

Vamos ver uma demonstração rápida:

 

Referências

Microsoft.com/java-on-visual-studio-code

Imasters.com.br/projeto-lombok

 

Compartilhe

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Mais velho
Novos Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments

Subscribe to our Newsletter

Receive tips on technology, innovation, and other inspirations.

0
Would love your thoughts, please comment.x

Fale pelo Whatsapp