Linux - Entenda o que é!

BLOG

Linux – Entenda o que é!

17 de July de 2024

Nesse post iremos entender o que é o sistema operacional Linux, conhecer um pouco de sua história, compreender melhor o seu funcionamento e ter uma ideia de como começar caso se interesse em usar alguma distribuição (Distro em Inglês) Linux.

 

Linux - Entenda o que é! - image1

 

Uma breve história sobre Linux

O núcleo (Kernel em inglês) Linux, foi desenvolvido por Linux Torvalds por volta de 1991 quando fazia parte do departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, Finlândia.

Incialmente Linus Torvalds começou a desenvolver o núcleo Linux como um projeto particular inspirado em um sistema operacional Unix chamado Minix escrito em linguagem C e Assembly desenvolvido por Andrew Stuart Tanenbaum.

No dia 05 de outubro de 1991 foi anunciada por Linus Torvalds a primeira versão oficial do Linux, versão 0.02.

No ano de 1992 Linus Torvalds mudou a licença do núcleo Linux, a licença que era própria passou a ser uma licença livre compatível com GPL do projeto GNU que permite qualquer pessoa utilizar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.

Isso ajudou o Linux a ganhar adeptos e colaboradores pelo mundo inteiro, no início apenas programadores utilizavam Linux por não saberem utilizar linhas de comandos, hoje isso mudou e com o surgimento de interfaces gráficas mais amigáveis, mesmo pessoas com pouco conhecimento são capazes de utilizar Linux.

 

O que são sistemas operacionais.

Para entender um pouco melhor o que é o Linux, precisamos compreender melhor o que é e como funciona um sistema operacional.

Um sistema operacional é um programa ou conjunto de programas que tem como objetivo orquestrar e gerenciar o funcionamento de um computador, controla processos a serem executados, gerencia e monitora recursos (memória, HD, periféricos etc.).

Quando um sistema operacional inicializa, o núcleo do sistema detecta recursos do computador (CPU, Memoria, Dispositivos) criando uma comunicação entre o hardware e software, permitindo que outros programas (drivers e módulos) utilizem recursos necessários para o correto funcionamento do computador.

Após sua inicialização o sistema operacional irá gerenciar os processos em execução no computador, gerenciar memória, inicializar serviços, fornecer interface de usuário e sistema de arquivos para controle de arquivos e diretórios.

Um sistema operacional, oculta as particularidades do hardware que basicamente funcionam a partir de códigos binários e instruções enviadas ao processador, essa comunicação é traduzida pelo sistema operacional através de uma interface de usuário amigável, facilitando assim a comunicação entre hardware e usuário.

 

O que difere Linux de outros sistemas operacionais conhecidos

Agora que entendemos basicamente o que é um sistema operacional podemos compreender melhor funcionamento do Linux e o que difere ele de outros sistemas operacionais.

Caso nunca tenha usado um sistema operacional Linux em seu computador, muito provavelmente já deve ter utilizado sistemas como Windows ou MacOS, esses sistemas são considerados sistemas proprietários porque não temos acesso ao código-fonte que foi usado para criar esses sistemas operacionais isso significa que não podemos modificar o sistema operacional em seu nível mais básico.

Linux é um sistema operacional de código-fonte aberto isso significa que desenvolvedores podem utilizar, modificar e distribuir livremente.

Isso permite a distribuição gratuita do sistema operacional, facilitando que pessoas ou grupos que talvez não teriam condições de obter um sistema operacional mais caro possam ter acesso a tecnologia, permite que desenvolvedores de várias partes do mundo colaborem, criem novas funcionalidades, mantenham o projeto sempre atualizado e compatível com novas tecnologias.

 

Caso tenham interesse em conhecer Linux qual distro escolher?

Distros para usuários iniciantes:

Indico fortemente Ubuntu, uma distro simples e fácil de aprender baseada na distro Debian.
Caso esteja começando, Ubuntu é uma distro para quem deseja usar o sistema operacional sem a necessidade de se preocupar muito com configurações.

 

Distros para usuários intermediários/Avançados:

Recomendo as distros Debia e ArchLinux. Duas ótimas opções para quem quer se aventurar neste mundo e aprender um pouco mais de como gerenciar um sistema mais complexo.

 

Essa pequena introdução teve como foco ajudar a entender o que é o Linux e esclarecer um pouco sobre sistemas operacionais, espero ter ajudado.

Compartilhe

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Mais velho
Novos Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments

Subscribe to our Newsletter

Receive tips on technology, innovation, and other inspirations.

0
Would love your thoughts, please comment.x