RPA - Automação de Processos

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RPA – Automação de Processos

12 de abril de 2022

O que é automação robótica de processos (RPA)?

Robotic Process Automation (RPA) é o uso de robôs digitais (bots) para realizar tarefas repetitivas anteriormente realizadas por humanos ou para executar rotinas diariamente.

Estes robôs são criados por ferramentas específicas de automação e podem ser executados em estações de trabalho do usuário ou em um servidor independente.

Embora os robôs estejam focados apenas em uma tarefa, coletivamente trazem muitos benefícios. Como parte da estratégia de gerenciamento de processos de uma organização, a RPA pode desempenhar um papel fundamental na melhoria da eficiência operacional.

Usos e vantagens do software de RPA

A RPA automatiza tarefas repetitivas que antes exigiriam ações humanas, incluindo trabalhos simples, como inserir entradas em um formulário, e mais complexas, como atendimento a clientes e solução de problemas.

Um caso de uso comum da RPA é automatizar interações de transferência de dados entre aplicações. O robô trabalha na mesma interface de usuário que as pessoas e simulam ações, como clicar, copiar e colar.

As automações garantem melhorias na experiência do consumidor e possuem algumas vantagens:

  • Simplicidade – Dependendo da necessidade da automação e das regras de negócio, o desenvolvedor RPA pode treinar e implantar um robô na empresa rapidamente;
  • Redução de custos – Esse robô pode ser colocado em funcionamento imediatamente, 24 horas por dia a um custo baixíssimo;
  • Redução de riscos – As soluções de RPA são de baixo risco, pois foram programadas pra realizar a mesma tarefa sempre garantindo maior precisão nas informações. Os programadores definem diversas condições para evitar erros, que muitas vezes são cometidos por seres humanos;
  • Aumento de produtividade – Processos diários com grandes demandas são executados em poucos minutos.

Tipos de robôs

Geralmente, as soluções de RPA são divididas em duas categorias: assistidas e não assistidas.

  • Robôs de RPA assistidos:
    Os robôs de RPA assistidos são executados localmente em uma estação de trabalho e realizam atividades de front-office. Eles precisam de supervisão humana, mas podem ser acionados por eventos do sistema. Por exemplo, robôs “raspa tela” que manipulam os cliques de um determinado software.
  • Robôs de RPA não assistidos:
    Os robôs não assistidos manipulam dados empresariais em segundo plano nos servidores de back-end. Como não precisam de intervenção humana, eles podem ser acionados por eventos ou ter sua execução programada.

Quais tarefas podem ser automatizadas com a tecnologia RPA?

Os robôs são capazes de imitar as ações realizadas pelos humanos, baseando-se em regras preestabelecidas. Sua missão consiste em liberar os funcionários dos trabalhos administrativos mais monótonos para que possam focar em outras tarefas mais estratégicas e que proporcionem um maior valor agregado para a empresa.

De forma simples, as principais funções oferecidas pela tecnologia RPA são:

  • Interagir com aplicativos no ambiente de trabalho ou aplicativos web;
  • Editar documentos, tais como Excel, Word, PDF, etc;
  • Lidar com arquivos e pastas: criar, apagar, atualizar, mover, etc;
  • Utilizar o e-mail: extrair dados, gerar e enviar e-mails, criar reports.

Desafios enfrentados pelas organizações

Hoje, existem milhares de robôs de software que automatizam tudo, desde tarefas simples até interações complexas. Mas há desafios que ocorrem para implantar os robôs:

  • Infraestrutura:A maioria dos robôs de software atualmente implantados são do tipo ‘assistido’. Isso significa que eles existem na área de trabalho do usuário e necessitam que sejam executados sem nenhuma interferência humana.Isso acaba conflitando com o objetivo inicial que é ajudar na demanda, não atrapalhar o usuário. Portanto, o ideal é ter uma máquina focada apenas na execução desses robôs, ou um servidor em nuvem para a automação de processos.
  • Custo:Apesar de reduzirem os custos da empresa, alguns bots são macros simples, repetindo a mesma série de etapas várias vezes. Outros podem ter um pouco mais de inteligência, talvez um mecanismo de regras para lidar com cenários complexos, porém, muito poucos têm algo próximo à inteligência real.Para se ter um robô semelhante ao ser humano é necessário integrar Inteligência Artificial ​​e Machine Learning. Embora alguns bots possam utilizar serviços de IA, como o IBM Watson, nenhum deles tem a capacidade incorporada de aprender com a experiência passada para que possam fazer um trabalho melhor.Consequentemente, as economias de custo previstas nem sempre se materializam e os bots podem ser limitados a tarefas altamente estruturadas e repetitivas. Um casamento de RPA e IA/ML vem ocorrendo de forma gradativa e vem abrindo um novo cenário de possibilidades para negócios automatizados.
  • Implementação:É fácil ser tentado pela promessa da automação de processos de uma solução rápida para atacar os sintomas de seus problemas em vez da causa raiz. Algumas organizações implantam bots como ‘band-aids’ para aliviar gargalos em processos semiautomatizados, quando o problema real é uma infraestrutura antiga que não pode acomodar novos requisitos de negócios.Isso pode resolver o problema imediato, mas será interrompido novamente a cada alteração nos processos operacionais, aplicativos ou infraestrutura. Portanto é apenas um sintoma de um problema maior na infraestrutura.As organizações com esse problema precisam se concentrar primeiro na construção de um processo e definir suas regras de negócio. Caso contrário, se a equipe continuar lançando bots a cada nova solicitação de negócios, todo o data center entrará em colapso devido à complexidade incontrolável.

Conclusão

A RPA é uma tecnologia valiosa quando usada para automatizar o trabalho humano e não para corrigir falhas em sistemas e aplicativos de TI. Ela se torna mais poderosa quando pode se integrar efetivamente a um ambiente de aplicativo moderno, monitorando eventos, usando serviços em nuvem para coletar informações e interagindo com aplicativos por meio de APIs.

As oportunidades de automação são enormes, mas a infraestrutura de TI de suporte é fundamental. As empresas que conseguirem combinar um ambiente moderno de trabalho com equipes capacitadas, com bots de código aberto inteligentes terão uma vantagem competitiva incomparável.

Referências

 https://www.redhat.com/pt-br/blog/robotic-process-automation-and-cloud-technology-challenges-and-opportunities

https://www.mecalux.com.br/blog/o-que-e-rpa-automacao-robotica-de-processos

https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/technology/articles/beneficios-rpa.html

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