Hoje, vamos falar de um dos maiores softwares de atendimento ao cliente do século e que vem despertando cada vez mais o interesse de desenvolvedores e analistas de negócios que buscam construir sua carreira com a plataforma.
Mas antes de nos aprofundarmos no assunto Salesforce, precisamos entender o que é CRM.
O que é CRM?
A sigla CRM vem de Costumer Relationship Management, que é uma tecnologia usada para gerenciar as interações, atividades e relacionamentos de uma empresa com seus respectivos clientes, ou potenciais clientes. Essa análise é feita com o intuito de aprimorar as relações comerciais da empresa para expandir seus negócios e otimizar os lucros.
As ferramentas de CRM são aplicadas em diversas áreas da empresa, como marketing, comércio digital e interações de atendimento ao cliente. O foco das soluções de CRM é melhorar e manter o relacionamento entre a organização e seus clientes, incluindo também, métodos para aumentar o alcance de novos clientes.
Porém, o custo e o tempo para a criação e manutenção dessas soluções de CRM sem pre foi alto para as empresas, mesmo as grandes já estabelecidas no mercado. Antes do Salesforce, além de levar de meses a anos para o desenvolvimento e configuração de um CRM, as soluções eram armazenadas nos servidores da própria organização. E foi aí que que a Salesforce entrou em cena para trazer facilidade na gestão do relacionamento com os clientes.
A Salesforce
Fundada em 1999, a Salesforce foi uma das empresas pioneiras no quesito desenvolvimento de softwares focados em relacionamento entre empresa e cliente. Desde seu surgimento, a Salesforce causou um impacto de grande proporção no mundo corporativo. Atualmente é um dos softwares de soluções de CRM mais usado no mundo, tendo em seu catálogo, companhias como a Sony, Coca-Cola Enterprise e, até mesmo, instituições governamentais.
A Salesforce oferece atualmente, vários serviços e produtos diversos, focados em diversas áreas distintas, serviços que variam entre Cloud, Mobile, Analytics e Social. Vale pontuar que, além da Salesforce disponibilizar o serviço de soluções de CRM pronto para uso, a plataforma também permite que a organização construa seus próprios componentes e personalize seus aplicativos, desta forma, se tornando parceiros da Salesforce, e ainda com a possibilidade de comercializar esses produtos no mercado de aplicativos.
Áreas de Aplicação
Administradoras de imóveis, prestadoras de assistência médica, empresas de serviços financeiros, entre outras como exemplo, são algumas áreas atendidas pela Salesforce. Produtos de software voltados para negócios, compatíveis para gerenciamento e análises avançadas também são comercializados, além do conhecido CRM.
Como citado anteriormente, a Salesforce pode ser usada por diversas áreas de uma empresa. Abaixo, listamos importantes impactos e benefícios que a utilização da Salesforce pode trazer para cada área.
- Marketing
O Customer 360 ajuda a coletar e gerenciar dados de clientes e potenciais clientes, o que possibilita a otimização das interações com clientes via inteligência artificial. Além disso, a Salesforce possibilita a equipe de marketing a personalizar a comunicação entre a organização e o público, fazendo com que as mensagens atinjam um potencial cliente da forma certa e no canal certo.
- Atendimento ao Cliente
Com a inteligência artificial desenvolvida pela Salesforce, a organização é capaz de automatizar o processo de atendimento ao cliente com chatbots, além de personalizar as interações entre o cliente e o software do começo ao fim do contato. Outra facilidade é a disponibilidade do Service Cloud, que entrega a possibilidade da utilização de aplicações já conhecidas e usadas mundialmente, como WhatsApp, Facebook e outros.
- Tecnologia da Informação
A Salesforce disponibiliza ferramentas que auxiliam a empresa no processo de construção de aplicativos desenvolvidos com o intuito de atender às necessidades de funcionários, parceiros e clientes. Com essas ferramentas, a produtividade da equipe de TI pode crescer significativamente, com a automatização de processos.
Certificações SALESFORCE
Benefícios de carreira da certificação Salesforce
Para você que é desenvolvedor e quer ingressar na carreira Salesforce, conheça as certificações disponibilizadas pela empresa.
Uma certificação Salesforce oferece uma compreensão profunda da plataforma e também aumenta sua visão, seja é técnica ou comercial como um todo. Na realidade, à medida que o profissional se aprofunda na plataforma, poderá descobrir inúmeras ferramentas ainda desconhecidas, mesmo que possua anos de experiência e prática!
A certificação Salesforce atende a uma variedade de objetivos, incluindo definir um conjunto específico de habilidades e conhecimentos, ajudar os recrutadores a reconhecer essas habilidades e experiência, além de fornecer ao profissional o conhecimento e a compreensão necessários para atuar no setor desejado.
Tipos de certificações Salesforce
A Salesforce oferece mais de 40 tipos de certificações diversas voltadas para diversas funções, incluindo:
- Associados
- Administradores
- Designers
- Consultores
- Desenvolvedores
- Comércio
- Arquitetos
- Marketing
Se o seu objetivo é se tornar um profissional certificado pela SALESFORCE, então é necessário agendar o seu exame através do site webassessor.com/salesforce . Lá, você encontrará uma lista com todas as certificações disponíveis.
É possível realizar a prova presencialmente, em um centro de aplicação de teste, e também de forma remota.
Nosso parecer:
São muitas as vantagens de se contratar um CRM da Salesforce, por ser o mais utilizado mundialmente, este sistema se destaca por ser de fácil implementação, além de eliminar a necessidade de servidores locais, pois seu processo é todo baseado em nuvem.
Portanto, o sistema oferece uma eficiência muito maior à sua equipe, sendo possível extrair dados e relatórios de alta complexidade de maneira fácil e rápida. E com isso, sua empresa vai operar com muito mais estabilidade e segurança.
Referências:
https://www.salesforceben.com/
https://www.salesforce.com/br/products/what-is-salesforce/
https://www.salesforce.com/br/blog/2021/09/desenvolvedor-salesforce.html
https://edureka.co/blog/what-is-salesforce/
https://www.salesforce.com/crm/what-is-crm/
https://www.salesforce.com/br/company/our-story/
https://ascendix.com/blog/what-is-salesforce-what-salesforce-is-used-for/
https://www.salesforce.com/br/blog/2021/08/o-que-a-salesforce-faz.html