A Copa do Mundo começa na próxima quinta-feira (24) para o Brasil. Desde a primeira vez que o Brasil venceu o torneio em 1958, na Suécia, até o possível hexacampeonato no Catar em 2022, o futebol passou por diversas mudanças, sendo muitas delas tecnológicas. Neste texto, falaremos sobre as inovações tecnológicas que chegam à Copa do Mundo pela primeira vez esse ano.
A Bola
As inovações da Copa do Mundo no Catar em 2022 começam pela própria bola que será usada durante todo o torneio. A ‘Al Rihla’ transmitirá dados em tempo real ao VAR, os Árbitros Assistentes de Vídeo, algo nunca visto antes na história da competição. Além disso, a tecnologia da nova bola é necessária para a implantação da Regra de Impedimento Semiautomática da FIFA, outra tecnologia vista pela primeira vez nessa Copa do Mundo que utiliza o sensor de movimento dentro da Al Rihla para seu funcionamento.
Os Estádios
Outro ponto inovador presente no Catar este ano são os estádios. Os estádios que serão usados no Mundial contam com a nova tecnologia de resfriamento, projetada para garantir uma temperatura estável de 26 graus Celsius. Sete dos oito estádios da Copa do Mundo do Catar utilizarão essa tecnologia, com exceção do Estádio 974. O Catar é um país com altíssimas temperaturas, logo, uma tecnologia assim é essencial para o bem-estar dos jogadores e torcedores.
Essa tecnologia de resfriamento é alimentada por centros de energia sustentável localizados nas proximidades dos estádios. Esses centros reduzem a utilização de água fria em aproximadamente 40% e usam outras fontes de energia ecológicas.
974 Stadium
O Estádio 974 (antigo Ras Abu Aboud) conta com tantas inovações no mesmo lugar que merece um capítulo à parte. O Estádio 974 sediará um total de sete partidas desta Copa do Mundo. Ele tem esse nome pois foi construído com novecentos e setenta e quatro contêineres marítimos, além de 974 ser o número de discagem internacional do Catar.
Por outro lado, o Estádio 974 é o primeiro da história das Copas do Mundo que apresenta a tecnologia de ser totalmente desmontável, pois, além dos contêineres marítimos já antes citados, o estádio leva também estruturas de aço modulares em sua construção.
Apesar dos estádios da Copa do Mundo no Catar 2022 contarem com a tecnologia de resfriamento, o 974 Stadium, por estar localizado muito próximo ao mar e, graças a seu design inovador, aproveita seu ambiente para ser ventilado naturalmente. Devido a isso, o uso de água no local foi reduzido em quase 40%, sem contar que grande parte da estrutura do estádio foi construída com aço reciclado, se tornando assim um exemplo de sustentabilidade.
Outro ponto positivo a ser observado no Estádio 974 é o fácil acesso dos torcedores devido sua localização. Ele está situado a cerca de quatro quilômetros do Aeroporto Internacional de Hamad e é facilmente acessível pelo Metrô de Doha.
Impedimento Semiautomático
Em 2018, na Copa do Mundo da Rússia, o VAR foi usado pela primeira vez na história das Copas. Esse ano, a novidade será a nova tecnologia de impedimento semiautomático da FIFA. Essa tecnologia funciona com 12 câmeras de rastreamento dedicado, instaladas sob o teto do estádio para rastrear a bola e até 29 pontos de dados de cada jogador individual, calculando sua posição exata no campo 50 vezes por segundo.
Como dito anteriormente, a tecnologia da bola Al Rihla é essencial para o funcionamento da regra de impedimento semiautomático, pois ela contém um sensor de unidade de medição inercial que envia os dados da bola para a sala de operações de vídeo 500 vezes por segundo, possibilitando uma medição extremamente precisa do ponto do chute.
Com todos os dados já calculados e combinados, a tecnologia emite um alerta de impedimento automatizado para os árbitros da partida de vídeo dentro da sala de operação de vídeo sempre que a bola é recebida por um jogador que estava em posição de impedimento. Antes de informar o árbitro em campo, os árbitros assistentes de vídeo validam a decisão da máquina, verificando manualmente os pontos de chute selecionados.
Todo o processo acontece em poucos segundos, trazendo mais rapidez e precisão para a arbitragem e também fluidez a partida em si.
O Aplicativo próprio
A Copa do Mundo do Catar oferece um aplicativo, o NavBuddy, que apresentará informações de localização para facilitar a navegação pelo país. Todos os estádios, hospitais, restaurantes, e outros locais estarão no aplicativo para o usuário encontrar e ser guiado até lá. O aplicativo facilita a navegação, uma vez que se baseia em dados em tempo real.
Além disso, o aplicativo dá a possibilidade de seu usuário evitar caminhos com aglomerações e áreas movimentadas, algo importante já que o Catar projeta receber algo em torno de 1 milhão de turistas durante a Copa do Mundo.
Outras tecnologias
A Copa do Mundo do Catar também apresentará ‘ElPalm’. Uma série de estações de sombreamento que contam com uma turbina eólica e painéis solares que aproveitarão a energia do vento e do sol. Além de oferecer sombra para os torcedores, essas estações serão equipadas com docks de carregamento USB e alto-falantes para transmitir informações essenciais e anúncios. O ElPalm também oferecerá Wi-Fi, garantindo que todos os torcedores que estão descansando estejam bem conectados.
Outra iniciativa que será implantada pela primeira vez no mundial de 2022 é a presença de ônibus elétricos para o transporte de torcedores ao estádio. Os veículos reduzem a emissão de carbono com as mais recentes tecnologias de arrefecimento e serão de fácil acesso e localização para todos os adeptos, além de contar com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Bonocle é a primeira plataforma de entretenimento em braile do mundo com toda a tecnologia desenvolvida para deficientes visuais acessarem conteúdo digital. O fórum converterá todos os dados para braile, permitindo que esses torcedores fiquem atualizados e aproveitem a Copa do Mundo do Catar como todo mundo.
Além disso, a Copa do Mundo do Catar terá salas de visualização sensorial para torcedores com problemas de processamento sensorial ou autismo. As salas proporcionarão um espaço seguro para os torcedores aproveitarem as partidas. Ferramentas de inquietação e elementos visualmente agradáveis os ajudarão a manter o foco em um ambiente calmo.
Referências:
https://insidetelecom.com/innovative-tech-in-the-qatar-world-cup/