Capa História da Gamificação

BLOG

História da Gamificação

23 de junho de 2023

A gamificação é o processo de aplicar elementos de jogos em atividades que originalmente não tem a finalidade de entretenimento. A gamificação pode ser usada em vários contextos: desde o treinamento de novos funcionários até a melhoria da produtividade e engajamento de equipes já estabelecidas.

Gamificação

História da Gamificação

Capa do livro 'O Jogo do Trabalho'

Apesar de recente, a gamificação tem origem antiga! Sua origem remonta a 1902, com o início das práticas de escoteirismo nos Estados Unidos. Ali, os escoteiros mirins poderiam ser premiados com medalhas e insígnias por se especializarem em determinada atividade ou por presença em eventos.

Em 1972, Charles A Coonradt, considerado o “avô da Gamificação” pela Forbes, escreveu ‘The Game of Work’, best-seller que sugeriu que diversão e jogos poderiam ser a resposta para retomar o engajamento dos funcionários nas empresas. Na década seguinte, a America Airlines lança o primeiro programa de fidelidade contínuo do mundo, o que incentivava as pessoas a continuarem comprando passagens com eles enquanto acumulavam pontos que poderiam ser trocados por recompensas.

A origem do termo Gamificação vem de um programador inglês chamado Nick Pelling, que cunhou o termo em 2002. Mas foi somente em 2008 que começou a se popularizar de fato, com destaque para citação de Bret Terrill em seu blog dizendo “Em palestras um dos grandes assuntos… era a gamificação na web. A ideia básica é levar as mecânicas de jogos e aplicar a outros contextos para aumentar o engajamento”

Atualmente

À medida que a tecnologia avançou, as empresas começaram a perceber o potencial da gamificação como uma estratégia eficaz para envolver e motivar clientes.

A gamificação para atingir seus objetivosPlataformas gamificadas foram desenvolvidas para tornar o aprendizado mais envolvente, para motivar as pessoas a adotarem hábitos saudáveis, para engajar consumidores em campanhas de marketing e para aprimorar as habilidades dos funcionários por meio de simulações e desafios interativos, se tornando uma abordagem poderosa e inovadora, transformando a maneira como interagimos e nos envolvemos em uma ampla gama de atividades.

FlyEngine

Aqui na Antlia, desenvolvemos uma plataforma na qual você pode aplicar treinamentos e dinâmicas em um ambiente gamificado. Lá você encontrará muitas opções de atividades e formas de acompanhar o desempenho do seu time através de uma Dashboard completa.

Ficou interessado? Acesse lead.flyinf.com.br e conheça a FlyEngine, nossa plataforma de gamificação.

Compartilhe

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Mais velho
Novos Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments

Assine nossa Newsletter

Receba dicas de tecnologia, inovação e outras inspirações

0
Would love your thoughts, please comment.x