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Metaverso e Gamificação

10 de janeiro de 2022

Metaverso

Metaverso está em alta hoje, não é mesmo? Mas você sabia que não é uma novidade?

Neste artigo vamos tentar resumir de forma simples e didática do que afinal se trata o Metaverso.

 

Definição

Metaverso é um tipo de mundo virtual que busca replicar a vida como conhecemos, através de dispositivos digitais. Um ambiente virtualizado, criado para servir como “moradia” para que as pessoas interajam umas com as outras pessoas, utilizem objetos e afins. Tudo isso, tendo como base a realidade virtual, realidade aumentada, realidade mista e a internet, conhecida como a web 3.0. Mas isso não é de agora, a ideia foi concebida em 1992, por Neal Stephenson na obra “Nevasca”.

Para um melhor entendimento e de forma resumida, vamos mostrar ponto a ponto a base desse mundo virtual.

 

Realidade virtual

É uma tecnologia que se utiliza de recursos gráficos 3D ou imagens 360º, transmitindo a sensação de imersão no ambiente virtualizado. Uma vez que o usuário esteja inserido neste ambiente ele pode interagir com objetos e pessoas. Mas isso depende do uso de um equipamento preparado exclusivamente para isso: com óculos que possuam fones acoplados, levando assim o usuário ao mundo digital, sem sair do lugar.

A VR (Realidade Virtual) se divide em VR de simulação, projeção, aumentada e de mesa.

Aqui neste artigo, focaremos em VR de simulação, que é a mais utilizada para o propósito do Metaverso, pois os dispositivos (óculos VR) fazem com que o usuário se sinta inserido no mundo virtual, quando na verdade não está.

Exemplo de equipamentos necessários para utilização da VR:

Metaverso e Gamificação - Óculos de realidade aumentada

 

Alguns exemplos de Realidade virtual:

Jogo VR Formula
Jogo VR Formula – https://store.steampowered.com/app/673840/VR_Formula/

 

Imagem do jogo Half Life
Jogo Half-Life:Alyx – https://store.steampowered.com/app/546560/HalfLife_Alyx/

 

Realidade aumentada

Este é um dos sistemas relacionados a realidade virtual (RV) e também utilizado como base para o Metaverso. A Realidade Aumentada funciona com a sobreposição de elementos virtuais à nossa visão da realidade. É como se, por exemplo, você estivesse acessando um menu interativo no ar.

A ideia nasceu em 1992, criada pelo cientista e pesquisador Thomas P. Caudell, que notou quanto tempo os operários responsáveis por montar aeronaves perdiam, interpretando e analisando as instruções. Caudell buscou uma forma e auxiliá-los com esta necessidade a ajuda de um monitor, porém não foi bem-sucedida. Mas a partir daí, iniciou-se a pesquisa sobre a Realidade Aumentada.

Um exemplo atual de como a tecnologia está avançando é o famoso jogo Pokémon Go, se pode interagir, batalhar e capturar monstrinhos nos mais diversos lugares. Neste caso, utiliza-se a câmera de celular para ver se o ambiente que se está localizado possui o item ou personagem, conforme imagem ilustrativa abaixo:

Realidade mista

Fechando o trio da realidade virtual, temos a realidade mista, uma tecnologia que visa misturar ainda mais o real com o virtual, de forma ainda mais imersiva, unindo a duas anteriores.

Um exemplo simples e divertido seria  utilizar óculos, andar pela rua e ver diversos Pokémon’s por todo lado, como se estivessem ali  de verdade.

Um equipamento que se aproximou, mas ainda não foi 100% efetivo na ideia da realidade mista foi o famoso Google Glass.

Metaverso e a Realidade Mista
Glass Enterprise Edition 2 – Google

 

Web 3.0

E para completar toda a obra, temos a chamada Web 3.0.

Anunciada como terceira onda da internet, a Web 3.0 tem o intuito de estruturar todo o conteúdo disponível na rede dentro dos conceitos de Web Semântica, chamada também de “A Web inteligente”.

Para entender melhor este conceito precisamos, antes de tudo, levar em conta o novo cenário de descentralização de serviços web como pesquisas, redes sociais e aplicações de chat que normalmente dependem de uma única organização para operar. A discussão em torno deste assunto se tornou mais relevante com a expansão das criptomoedas.

Resumindo, a descentralização destes serviços, como característica dominante da Web 3.0, permite ao usuário o real domínio de propriedade sobre seu perfil e conteúdo, ao invés da falsa sensação de poder que a Web 2.0 oferece. Teoricamente, agora o poder passa para as mãos do usuário e, com isso, as empresas terão que se reinventar frente a esta nova realidade.

 

Afinal de contas, como é o Metaverso?

Se você chegou até aqui, agora vem a melhor parte. O Metaverso é justamente a junção dos 3 sistemas de realidade (virtual, aumentada e mista) incluindo a Web 3.0. Ou seja, sendo a junção destas realidades virtuais, moldando a formas como as pessoas irão utilizá-las e a Web 3.0 transferindo a propriedade das coisas para os próprios usuários. E as transações, ou seja, a movimentação monetária digital (blockchain, criptonomedas) será a principal forma de economia dos metaversos.

Dos metaversos?

Sim, existirão diversos metaversos, pois cada empresa poderá criar o seu, com seus próprios diferenciais, possibilidades e recompensas para os usuários. Devemos lembrar, conforme dito anteriormente, que as pessoas serão donas de seus “conteúdos” e não mais as plataformas. Assim, as empresas buscarão oferecer melhores opções e até mesmos NFT’s para atrair usuários aos seus produtos e metaverso.

A ideia é que dentro desses metaversos, exista uma “vida paralela”, com empregos negócios, shows de entretenimento, e novas formas de interatividade com pessoas do mundo todo, tudo isso sem sair do sofá de casa.

Aqui vai um simples exemplo para facilitar sua compreensão de como poderá ser um Metaverso no futuro:

Você e seu amigo querem muito assistir a um show de música, porém seu amigo está muito longe e não tem condições de ir ao show com você. Com o Metaverso, basta vocês adquirirem os ingressos virtualmente e ambos poderão desfrutar do show, em suas casas, apenas utilizando as tecnologias das realidades (virtual, aumentada e mista). Um poderá estar ao lado do outro, na arquibancada do show e ainda interagir entre si.

Algo semelhante a esse exemplo já ocorre hoje em jogos digitais, mas não da forma que o Metaverso propõe.

O jogo Fortnite da Epic Games promove shows, com artistas reais, “transformados” em digitais.

Em 09 de Agosto de 2021 a cantora Ariana Grande teve a sua turnê virtual, onde os jogadores puderam assistir ao show, sendo apenas necessário ter acesso ao mundo do game no horário marcado. Pessoas do mundo todo, que jogam o game, puderam estar presente.

É possível comprar um terreno no Metaverso e ser vizinho de alguma celebridade, por exemplo.

Comprar um barco único no Metaverso? É possível! Um NFT de um iate único foi vendido por mais de 4 milhões de dólares, um dos itens mais caros já vendidos no Metaverso.

O Metaverso está cada vez mais próximo da nossa realidade, porém distante para a maioria das pessoas, pois hoje o equipamento e conexões necessárias, infelizmente não são acessíveis a toda população. Mas isso tende a mudar com o avanço das tecnologias e aumento dos investimentos. A tendência é que a popularização deixe os preços no futuro mais acessíveis.

É possível comparar o Metaverso com um famoso “jogo” dos anos 2000, o Second life, pois era possível ter uma “vida virtual” dentro do jogo A grande diferença é a tecnologia utilizada, pois no Second Life se utiliza periféricos comuns (mouse e teclado) dando uma pequena sensação de imersão, já no Metaverso, se “estará dentro dele”, por conta de suas tecnologias.

Esperamos que você tenha curtido esse conteúdo, reunimos o conhecimento e colocamos para você de forma resumida, para que fique por dentro do assunto.

Comente o que você achou do artigo e, se achar pertinente, compartilhe-o com pessoas da sua rede.

 

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