Menu Fechar
Fechar
Fechar
dot-net-6

BLOG

.NET 6 chegou! Reunimos as novidades que chamaram nossa atenção

10 de dezembro de 2021

Unificação de plataformas

A unificação de plataformas no .NET 6 foi ainda mais longe que o seu predecessor. Agora é possível um melhor reaproveitamento de código em diferentes plataformas, tais como Mobile (Xamarim, Android e iOS), Desktop e Web (ASP.NET, Cloud, etc.).

 

Melhorias na performance

Notamos já de início, uma melhora significativa na performance do framework em todos seus componentes. Desde o Startup dos apps, passando pelo dotnet cli e também o MEBuild. Rapidez e desempenho foram as maiores mudanças que sentimos em relação à versão anterior do framework .NET. Desta forma, aumentando a produtividade diária do desenvolvedor.

 

Compartilhamento de assets

Imagens, ícones, fontes dentre outros assets podem ser compartilhados entre diversos projetos, pois agora ficam em uma pasta única, onde serão tratados nativamente referenciando em seus arquivos .csproj.

Exemplo:

<ItemGroup>

<SharedImage Include=”appicon.svg” ForegroundFile=”appiconfg.svg” IsAppIcon=”true” />

<SharedImage Include=”Resources\Images*” />

<SharedFont Include=”Resources\Fonts*” />

</ItemGroup>

 

JsonSerializer

O System.Text.Json agora pode ignorar ciclos de serialização.

A opção “ReferenceHandler.IgnoreCycles” possui comportamento similar ao “ReferenceLoopHandling.Ignore” do “Newtonsoft.Json”, com a diferença que o “System.Text.Json” substitui os loops de referência, com nulo ao invés de ignorar a referência do objeto.

 

O suporte a processadores também melhorou nesta nova versão

Com as novidades, chega também o suporte ao novo Apple Silicon M1, sendo que o .Net é o primeiro framework a receber seu emblema de portabilidade, mesmo estando em alpha-1.

O suporte a ARM64 também melhorou, isso se mostra na utilização de containers do dotnet cli e em novas APIs para utilização com matemática.

 

Suporte de 3 anos

O .NET 6 terá suporte de até três anos após o lançamento, como parte de seu LTS.

 

.NET MAUI

MAUI (Multi-plataform APP UI) é uma nova forma de criar interfaces para várias plataformas tendo o .Net como base.

A versão inicial traz a possibilidade de criar apps para Android, iOS, macOS e Windows: todos baseados em Xamarim Forms, aproveitando-se de sua performance, seus componentes e experiência de desenvolvimento a princípio.

Com a chegada do MAUI o “Xamarin.Essentials” chega ao .Net 6, trata-se de um conjunto de libs que possibilitam acessar recursos nativos dos dispositivos, como sensores, storage, dentre outros.

A princípio, o MAUI  apresenta suporte a Android e iOS. Futuramente terá suporte também para macOS e Windows, incluindo recursos como Hot Reload nos apps.

Concluindo, hoje você pode começar no .Net 6 já com Xamarim e Xamarim.Forms.

 

Precision Attribute

Mais outra mudança interessante é a possibilidade de informar o “precision” e o “scale” em tipos de moeda diretamente via “DataAnnotations”, dispensando a necessidade de um arquivo de mapeamento.

 

Sobre Entity Framework Core 6

EF Core agora dá suporte a:

  • A criação de tabelas temporais usando Migrações;
  • Transformação de tabelas existentes em tabelas temporais, novamente usando Migrações;
  • Consultando dados históricos;
  • Restaurando dados de algum ponto no passado.

 

Chegada do Function Random

O Entity Framework Core 6 trouxe um novo recurso para utilizar o “RAND” nas queries, o “EF.Functions.Random()”.

 

SQlite 6.0

A Microsoft vem investindo no SQlite e o provider oficial chega em uma nova versão, juntamente com as mudanças do EF Core 6.

 

ASP.NET 6

A princípio, sem muitas novidades, mas as mudanças que chegam com essa atualização são de grande impacto. As principais são o WASM AOT e o Hot Reload, isso melhorou a experiencia de desenvolvimento, permitindo atualizar a UI de apps feitas em Razor/Blazor, sem perder seu estado, o que melhora muito a produtividade.

 

Micro APIs

Outra novidade muito interessante é a forma de criar APIs pequenas, por exemplo aquelas que necessitam apenas ter um endpoint, dispensando a necessidade de template do ASP.NET com MVC e afins.

 

HTTP/3

Na nova versão foi adicionado também o suporte a HTTP/3 e protocolo QUIC, já presentes no navegador Edge, desde que o servidor da aplicação suporte estes protocolos.

 

Publicação com um arquivo

Uma grande novidade é a possibilidade de publicar uma aplicação com apenas um arquivo compactado de forma standalone e sem perder performance, já imaginou?

 

E aí? Gostou das novidades? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

 

Você pode acessar toda documentação através do link abaixo:

https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/core/compatibility/6.0

Compartilhe

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Mais velho
Novos Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos relacionados

Assine nossa Newsletter

Receba dicas de tecnologia, inovação e outras inspirações

0
Would love your thoughts, please comment.x

Fale pelo Whatsapp