Vamos começar esse artigo com a seguinte pergunta: Você já ouviu falar em Unity?
Se a resposta é sim, muito provavelmente você deve ter jogado algum jogo feito com esse poderoso motor gráfico e com certeza se deparou com o logo abaixo:
O que é Unity?
Resumidamente, Unity é um motor gráfico (engine) proprietário, criado pela Unity Technologies.
Mas afinal, o que é um motor gráfico?
Provavelmente você já deve ter ouvido falar em “Game engine”, “motor de jogo” ou mesmo em “motor gráfico”, mas possivelmente não entendia do que se tratava. Saiba que um motor gráfico é um programa para computador ou um conjunto de bibliotecas capazes de juntar e construir todos os elementos de um jogo em tempo real, sendo este em 2D ou 3D.
Game Engine é como um ambiente de desenvolvimento integrado, com um conjunto pronto de ferramentas de desenvolvimento visual e componentes de software reutilizáveis. Ele simplifica a complexa tarefa de desenvolvimento de jogos, fornecendo uma camada de abstração, que faz com que muitas tarefas grandes pareçam muito fáceis, enquanto o mecanismo de jogo faz todo o trabalho pesado em segundo plano. Em outras palavras, é uma estrutura projetada especificamente para a construção e desenvolvimento de videogames
Legal, então a Unity é um motor gráfico?
Sim, é um motor de jogo proprietário criado pela Unity Technologies.
A Unity oferece aos usuários a capacidade de criar jogos em 2D e 3D, suportando dentre outras as seguintes APIs:
Exemplo de aplicações utilizando Unity
Agora vamos citar somente alguns dos mais incríveis jogos que foram desenvolvidos com esse motor gráfico, para que assim você possa ter uma pequena noção do poder que essa ferramenta oferece:
- Among Us
- Cuphead
- Fall Guys Ultimate Knockout
- Hollow Knight
- Overcooked
- Ori and the Blind Forest
- Inside
Quais são as características desse motor gráfico?
A Unity oferece aos usuários a capacidade de criar jogos e experiências em 2D e 3D , e o mecanismo oferece uma API de script primária em C# usando Mono, tanto para o editor do Unity na forma de plugins quanto para os próprios jogos, bem como arrastar e soltar funcionalidades.
Dentro dos jogos 2D, o Unity permite a importação de sprites e um renderizador de mundo 2D avançado. Para jogos 3D, o Unity permite a especificação de compressão de textura , minimaps e configurações de resolução para cada plataforma que o mecanismo de jogo suporta e fornece suporte para mapeamento de colisão, oclusão de ambiente de espaço de tela (SSAO), sombras usando mapas de sombras , efeitos de renderização para textura e pós-processamento de tela cheia, entre outras características.
Quais as vantagens de Unity sobre as outras?
A Unity é a plataforma de desenvolvimento 2D e 3D em tempo real líder no mercado mundial, oferecendo o que é preciso para criar e operar jogos e experiências incríveis em uma ampla variedade de plataformas na indústria. O Live-Ops Analytics integrado oferece dados e informações sobre jogabilidade para ajudar a manter os jogadores mais envolvidos. É possível fazer uma análise do comportamento do jogador e tomar decisões imediatas para ajustar as experiências de jogabilidade a fim de obter melhores resultados.
É possível efetuar publicações de novo conteúdo, envio de atualizações direcionadas e gestão de dados de jogadores em tempo real. Também é possível aperfeiçoar o jogo com dados e insights profundos, realizando testes A/B, fazendo atualizações e personalizando o engajamento dos jogadores.
Dentre outros fatores também vale ressaltar que a produção é rápida, com fácil construção de cenas, otimização de desempenho e com testes rápidos e eficientes.
Por fim, um dos maiores diferenciais é sua grande comunidade que conta com milhares de desenvolvedores online que sempre estão se ajudando.
Unity x Gamificação
A Unity e o termo gamificação caminham de mãos dadas, uma vez que a gamificação está relacionada com a aplicação das dinâmicas e metodologias presentes nos jogos (como sistemas de pontuação, fases, missões, conquistas e recompensas), recurso de aprendizado, estímulo, motivação e modificação de comportamentos. Com a unity é possível tornar o contexto acima possível de ser realizado, graças a todos os mecanismos de desenvolvimento que a ferramenta oferece.
Nosso parecer:
Visando esse crescimento na indústria de games, a Antlia criou uma solução de gamificação perfeita para seus colaboradores, o FlyEngine. Nossa plataforma de Gamificação soma o avanço da tecnologia digital com um aprendizado lúdico e desafiador, o que gera mais aproveitamento, engajamento e resultados. O FlyEngine é totalmente digital, feito com as melhores tecnologias e segurança de ponta.
Caso você tenha curtido esse conteúdo e quer saber um pouco mais sobre assuntos relacionados, não deixe de clicar nos links abaixo:
Como funciona a estrutura por trás de um game? – Antlia
https://antlia.com.br/artigos/como-funciona-a-estrutura-por-tras-de-um-game/
Metaverso e Gamificação – Antlia
https://antlia.com.br/artigos/metaverso-e-gamificacao/
Dados sobre a gamificação no Brasil – Antlia
https://antlia.com.br/artigos/dados-sobre-a-gamificacao-no-brasil/
Referências:
https://metodoprogramar.com.br/
https://store.steampowered.com/