Tendências de Tecnologia para 2023
É 2023. Ano que a mente mais genial do século, Tony Stark, vinga a terra com o auxílio de um certo grupo de heróis, trazendo metade da população de volta à vida usando nanotecnologia e magia. Porém, nem só disso viverá o homem. Logo abaixo, separamos algumas tendências da tecnologia para ficar de olho em 2023.
5G
A rede 5G chegou e já é realidade em muitas cidades do país. A rede de celular sem fio, que veio para suceder o 4G LTE, é projetada para ser muito mais rápida, além de suportar outros dispositivos como carros e aqueles presentes na Internet das Coisas (IoT).
Enquanto o 4G atinge, em teoria, 100 megabits por segundo (Mbps), o 5G chega a 10 giga bits por segundo (Gbps). Ou seja, o 5G pode ser potencialmente cem vezes mais rápido que a tecnologia 4G atual.
Além disso, o 5G diminui significativamente a latência, o que significa tempos de carregamento mais rápidos e melhor capacidade de resposta ao fazer praticamente qualquer coisa na internet.
Curiosidade: você pode conferir a rede de cobertura do 5G através do link: https://www.speedtest.net/ookla-5g-map
Criação de Imagens via IA
Popularizado em 2022, esse tipo de tecnologia está se aprimorando dia após dia, sendo cada vez mais usado por empresas e artistas. O processo é feito usando machine learning, onde o sistema aprende com os dados inseridos, gerando as imagens e artes digitais a partir de textos que as descrevem.
A imagem abaixo, por exemplo, foi gerada pela DALL-E 2, enviando uma simples frase de comando para criar a arte digital completa. Em 2023, a tendência é que as empresas comecem a inserir e utilizar esse tipo de software no dia a dia corporativo.
Computação Quântica
A computação quântica é uma tecnologia que vem crescendo nos últimos anos. Ela se destaca das demais por apresentar a possibilidade de integrar a mecânica quântica na resolução de problemas e criação de novos recursos computacionais. Essa tecnologia é usada para desenvolver soluções para situações que necessitam de uma demasiada quantidade de cálculos.
Atualmente, a computação quântica é aplicada em conceitos de cibersegurança, deep learning e inteligência artificial quântica. Porém, a projeção é que a computação quântica seja usada em diversas áreas como a economia (para otimização do cálculo de riscos), a medicina (aprimoramento da bioengenharia e telemedicina), e até as ciências naturais (análises e previsões).
Criptomoedas
Mais do que nunca se faz necessária a cautela com o volátil mercado de criptomoedas.
Este se viu em uma assustadora queda no ano de 2022, principalmente as mais negociadas.
Abaixo, listamos a queda de algumas delas:
- Solana: -93%
- AMP: -93%
- Cardano: -80%
- Ethereum: -67%
- Bitcoin: -63%
- Dogecoin: -55%
Apesar da popularização das criptomoedas e do crescente interesse de grandes empresas no setor, o cenário para o ano de 2023 ainda pede precauções. A volatilidade que sempre foi característica tende a se manter alta, com novos marcos regulatórios de governos (devido aos milhões de investidores que perderam suas economias da noite para o dia por meio da empresa FTX).
Por outro lado, com essas regulamentações do setor ao longo do ano, parte da confiança perdida pode ser restaurada.
David Marcus, fundador e CEO da empresa de criptomoedas Lightspark, afirmou que o Bitcoin não será capaz de se recuperar das crises causadas por empresas fraudulentas até pelo menos 2024.
Cathie Wood, CEO da ARK Invest, reagiu aos eventos da FTX citando a segurança e transparência do Bitcoin:
“A blockchain do Bitcoin não perdeu o ritmo durante a crise causada por players centralizados. Não é surpresa que Sam Bankman Fried (CEO da FTX na época) não gostasse do Bitcoin: é transparente e descentralizado. Ele não poderia controlá-lo”, afirmou Wood no Twitter.
Ressaltamos que a análise acima não é nenhuma recomendação de investimento.
Blockchain
A tecnologia blockchain permanece em alta e a tendência é ser cada vez mais utilizada por empresas de diversos ramos. Lembrando que a blockchain é uma tecnologia de banco de dados avançada que permite o compartilhamento descentralizado de informações de forma transparente. Os dados ficam armazenados em blocos interligados em uma cadeia, e são consistentes pois não é possível excluir nem modificar a cadeia sem o consenso da rede.
Com a blockchain, as transações (principalmente financeiras) ganharam um outro patamar de segurança: blockchain cria um “ledger”, ou seja, um registro para as duas pontas (no caso de transação financeira, um registro para o vendedor e outro para o comprador). Toda a transação tem de ser aprovada pelas duas partes e são atualizadas nas duas pontas em tempo real. Essas características, juntamente aos mecanismos integrados que impedem entradas de transações não autorizadas, tem levado à adoção da tecnologia blockchain em vários setores, como os de energia, varejos e financeiros, além da criação de moedas digitais como o Bitcoin.
A tecnologia é empregada até no meio do entretenimento. Companhias tem usado o blockchain para gerenciar os dados de direitos autorais de seus artistas, bem como utilizar o sistema de transações para videogames. Yosuke Matsuda, o presidente da gigante dos games Square Enix, disse: “Nosso grupo tem vários jogos de blockchain baseados em IPs originais em desenvolvimento, alguns dos quais anunciamos no ano passado, e estamos realizando preparativos que nos permitirão revelar ainda mais títulos este ano. […] Blockchain tem sido objeto de alegria e uma fonte de turbulência, mas, olhando no retrovisor, esperamos que os jogos blockchain façam a transição para um novo estágio de crescimento em 2023”.
Referência:
https://aws.amazon.com/pt/what-is/blockchain/
https://www.hd.square-enix.com/eng/news/2023/html/a_new_years_letter_from_the_president_3.html
https://cointelegraph.com.br/news/analysts-indicate-the-5-most-promising-cryptocurrencies-for-2023
https://www.howtogeek.com/340002/what-is-5g-and-how-fast-will-it-be/
Nossas indicações:
Fiquem por dentro das novidades, toda semana postagens de conteúdos interessantes.