As Origens do 8 de Março

BLOG

Antlia Tecnologia & História – As origens do 8 de Março

8 de março de 2023

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março em diversos países. Mesmo que no Brasil muitas pessoas acreditem que a data é relacionada a um incêndio em uma fábrica de tecidos, a verdadeira história você confere neste artigo.

 

Origem

O Dia Internacional da Mulher teve sua origem no início do século XX. A ideia surgiu durante as manifestações das mulheres que aconteceram no final do século XIX e começo do século XX, em diversos países da Europa e América do Norte. Manifestações essas que buscavam por melhores condições de trabalho e direitos políticos.

No ano de 1908, cerca de 15.000 mulheres marcharam nas ruas da cidade de Nova York para exigir melhores salários, direito ao voto e melhores condições de trabalho. Dois anos depois, foi proposta a criação de um dia internacional das mulheres, em uma conferência em Copenhague, Dinamarca, para dar ênfase a luta pelos direitos das mulheres.

O 8 de março foi oficialmente adotado como o Dia Internacional da Mulher em 1917, quando mulheres russas realizaram uma greve geral em protesto contra as más condições de vida e de trabalho durante a Primeira Guerra Mundial. A greve se tornou o estopim para a Revolução Russa que derrubou o czar e levou à criação da União Soviética.

 

Oficialização da data pela ONU

A ONU declarou o ano de 1975 como o “Ano Internacional da Mulher”. Foi a partir daí que 8 de março foi oficializado como Dia Internacional da Mulher. Anualmente, homens e mulheres de todas as idades vão às ruas nessa data para manifestarem apoio às conquistas e para lutarem por mais direitos e respeito.

 

O incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist

No Brasil, houve uma crença de que o dia 8 de março seria referente a um incêndio ocorrido na fábrica de tecidos Triangle Shirtwaist, no ano de 1911. Apesar do fato ser verdadeiro e de muitas mulheres terem morrido nesse episódio, dois fatores são determinantes para que ele não seja o principal motivador da escolha da data.

O primeiro é que o incêndio ocorreu no dia 25 de março e não 8. O segundo é que movimentos anteriores já sinalizavam a movimentação das mulheres em relação à luta por melhores condições de trabalho e de igualdade de direitos, como mencionado anteriormente.

 

A importância dessa data

Mas o dia 8 de março é, principalmente, um dia de muita luta e também para lembrar e celebrar todas as vitórias conquistadas. Veja abaixo alguns pontos muito importantes sobre a data.

 

Luta por direitos iguais

Apesar de já estarmos no século XXI, muitas mulheres enfrentam dificuldades em obter direitos básicos garantidos ao redor do mundo. Desde casos mais extremos, como países árabes que imputam uma série de proibições às mulheres, inclusive o direito de ir e vir, até países mais liberais, como o Brasil, onde o machismo estrutural ainda dita muitas das regras vividas no dia a dia.

Por isso a data é tão importante, pois ela faz com que o mundo pare por um dia para ouvir o que as mulheres têm a dizer e, a cada pequena intervenção, as mudanças necessárias vão sendo implementadas na sociedade.

 

Ressignificação do papel da mulher na sociedade

Antes do feminismo, as mulheres eram submissas aos seus maridos e não tinham vários dos direitos que vemos hoje. Um exemplo disso é que até a Constituição Federal de 1988, as mulheres não tinham a igualdade de direitos assegurada por lei.

Nas primeiras décadas daquele século, elas precisavam de autorização do marido, registrada em cartório, para trabalhar.

Hoje, a mulher é imponderada, tem seu papel muito mais forte e presente na sociedade. São as principais fontes de sustentação de seus lares, são mais valorizadas por seus talentos e habilidades e sofrem menos preconceitos a cada dia.

 

Celebração das conquistas

O dia 8 de março também é um dia para celebrar as conquistas, que sempre foram tão suadas. É um momento para lembrar que, por causa dessas manifestações, hoje elas podem votar e serem votadas, podem representar sua comunidade, podem ser independentes e terem suas carreiras próprias.

A data ajuda a valorizar tudo o que foi realizado por todas aquelas que foram às ruas nas décadas passadas, que acreditaram em um mundo melhor e mais justo e proporcionaram às mulheres de hoje, todos os direitos e acesso que podem usufruir.

 

 

Referências:

Solides: Dia Internacional da Mulher

https://chat.openai.com/chat

 

Confira nossos artigos relacionados:

GRACE HOPPER, A MULHER QUE MUDOU OS RUMOS DA TECNOLOGIA COM COBOL
ANTLIA TECNOLOGIA E HISTÓRIA: MARGARET HAMILTON
ANTLIA TECNOLOGIA E HISTÓRIA: ALAN TURING

Compartilhe

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Mais velho
Novos Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments

Assine nossa Newsletter

Receba dicas de tecnologia, inovação e outras inspirações

0
Would love your thoughts, please comment.x