Inteligência Artificial – Origem, evolução e estado atual Do autômato ao ChatGPT

BLOG

Inteligência Artificial – do autômato ao ChatGPT

1 de março de 2023

Inteligência Artificial – do autômato ao ChatGPT.

O início

O conceito de objetos inanimados se tornarem seres inteligentes é debatido há muito tempo. Na Grécia antiga, mitos sobre robôs e seus feitos já existiam. Séculos depois, engenheiros chineses e egípcios criavam autômatos, mecanismos que operam de maneira automática, capazes de até imitar movimentos humanos.

Autômato

O início da Inteligência Artificial moderna se deu na tentativa de filósofos clássicos de descrever o pensamento humano como um sistema simbólico. Contudo, o campo da IA não foi oficialmente fundado até a década de 1950, mais especificamente na conferência do Dartmouth College, em New Hampshire (1956), onde o termo “inteligência artificial” foi cunhado.

 

Livro Inteligência Artificial

 

O cientista cognitivo do MIT, Marvin Minsky e outros participantes da conferência eram extremamente otimistas sobre o futuro da IA. Minsky declarou em seu livro ‘IA: A Busca Tumultuada pela Inteligência Artificial’ que dentro de uma geração, o problema de criar inteligência artificial seria significativamente resolvido. Na época, o maior empecilho para fazer os sistemas funcionarem do jeito certo era o armazenamento. As máquinas conseguiam executar os comandos, mas não eram capazes de armazená-los e repeti-los. Considerando que em 1980 a Seagate lançou o primeiro disco rígido de 5”1/4 com capacidade de 5 Mb de armazenamento (considerado muito na época), Marvin não estava totalmente errado em sua previsão.

Porém, construir um ser dotado de inteligência artificial nunca foi uma tarefa simples. Depois de uma série de relatórios criticando a lentidão no progresso da IA, o governo britânico decidiu reduzir seu financiamento, diminuindo o interesse no campo da IA. Este período de 1974 a 1980 ficou conhecido como “o inverno da IA”. O campo da IA voltou a se aquecer novamente na década de 1980, quando o governo britânico retomou seus investimentos e financiamentos, em parte para competir com os esforços dos cientistas japoneses.

Posteriormente, o campo da IA passou por outro rigoroso inverno, entre 1987 e 1993, após o governo diminuir o financiamento uma segunda vez, coincidindo com o colapso no mercado dos primeiros computadores de uso geral.

 

A ascensão

As pesquisas voltaram a crescer após o fim desse segundo inverno, e em 1997, o famoso Deep Blue da IBM se tornou o primeiro computador a vencer um campeão de xadrez ao derrotar o russo Garry Kasparov. Em 2011, o sistema de perguntas e respostas do gigante Watson foi o vencedor do programa de perguntas e respostas “Jeopardy!” após vencer os campeões atuais Brad Rutter e Ken Jennings.

 

 

Em 2014, o computador falante russo, Eugene Goostman foi alvo de notícias por enganar juízes, afirmando que ele era um ser humano real de pele e osso durante um teste de Turing, uma competição desenvolvida pelo matemático britânico Alan Turing em 1950 e usado como uma maneira de determinar se uma máquina é inteligente.

Contudo, tal feito gerou polêmica após especialistas de inteligência artificial afirmarem que apenas um terço dos juízes foram enganados, e apontando que o bot conseguiu se esquivar de algumas dúvidas ao afirmar que era um adolescente que tinha inglês como sua segunda língua. Muitos especialistas na área da IA agora acreditam que o teste de Turing não é mais uma boa medida de inteligência artificial devido a evolução da mesma.

Alguns cientistas agora planejam desenvolver uma versão atualizada do teste. Mas o campo da IA tornou-se muito mais amplo do que apenas a busca da verdadeira inteligência humana.

 

Atualmente

Hoje em dia, os mais diversos recursos de IA estão sendo explorados, como a capacidade de filtrar grandes quantidades de dados e fazer conexões lógicas entre ações passadas e diferentes critérios. Você pode ter encontrado o caminho para esse artigo através de um mecanismo de pesquisa, por exemplo. Esse processo foi alimentado por uma inteligência artificial.

Outro exemplo de como a IA está presente no nosso dia a dia é o processo de compras online. A tomada de decisão para pedidos de crédito online é automatizada por inteligência artificial e outros tipos de machine learning, além da IA ter grande participação na detecção e prevenção de fraudes nos sistemas financeiros.

 

 

A Inteligência Artificial também pode ser encontrada no transporte. Sistemas como o Google Maps analisam a velocidade do movimento do tráfego a qualquer momento, montando relatórios de acidentes ou obras no trajeto.

Dispositivos de inteligência artificial e sistemas conectados inteligentes estão aprimorando a prestação e administração de cuidados de saúde de várias maneiras, como diagnóstico remoto e telemedicina. Leitura automatizada de documentos, classificação e verificação de plágio regida por inteligência artificial estão ajudando a aliviar a carga de trabalho de educadores e fornecendo um ponto de vista adicional ao dos instrutores humanos.

Outra inovação que somente a inteligência artificial tornaria possível são os chatbots. Atualmente, diversos sites que utilizam a tecnologia de ChatGPT estão em crescimento exponencial. A tecnologia auxilia o usuário em basicamente qualquer informação que ele precisar, desde receitas com os itens exatos que tem a sua disposição, até passo a passo de como começar a desenvolver, incluindo tutoriais de linguagens de programação.

Atualmente, a Inteligência Artificial é aprimorada e evolui a cada dia mais. Pesquisas indicam que a cada ano, a tecnologia tem um crescimento estimado de 8 anos de evolução. A tecnologia está presente na maior parte das atividades do nosso dia e a tendência é que ela seja ainda mais no futuro com o crescimento da IA.

 

Referências:

Live Science: A Brief Story of Artificial Intelligence

IT Chronicles: Where is Artificial Intelligence Used Today?

 

Leia também:

Alan Turing

Tendências de Tecnologia para 2023

Compartilhe

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Mais velho
Novos Mais votados
Inline Feedbacks
View all comments

Artigos relacionados

Assine nossa Newsletter

Receba dicas de tecnologia, inovação e outras inspirações

0
Would love your thoughts, please comment.x