Conceitos de Itens Digitais (NFT)
Para você que está vendo essa onda de aquisições milionárias de artefatos digitais e ainda não entendeu o que está acontecendo, ou até mesmo para você que acompanha as notícias, mas não está muito por dentro, estamos vivendo o momento dos NFT’s (non-fungible Token).
Para explicar o que é um NFT, primeiro precisamos entender o que são os principais conceitos de token não fungível e token fungível.
O que é um Token Fungível?
Imagina a seguinte situação, você precisa pagar uma conta de 100 reais. Tanto faz se irá pagar com uma nota de 100, duas de 50 ou mesmo 5 de 20. No final das contas, o valor será o mesmo, ou seja, não existe a necessidade exclusiva da conta ser paga com uma nota de 100 reais. Não entendeu? Artefatos de tokens fungíveis podem ser somados entre si para resultar em um valor maior ou até mesmo, serem substituídos por outros exemplares idênticos.
Certo, mas o que é um NFT?
Token não fungível é um tipo de certificado digital em blockchain, que define a originalidade e a exclusividade a bens digitais (skins de personagens, imagens, obras de artes e etc.).
Aqui estão alguns exemplos de bens fungíveis e não fungíveis (físicos e digitais):
Físicos | Digitais | |
Fungíveis | Ouro Moedas tradicionais | Ethereum (moeda digital) Pontos de vantagens |
Não Fungíveis | Imóveis Obras de arte | Obras digitais Skin / personagens (Jogos) |
Uma Imagem criada por um artista na web pode ser copiada por toda a internet, porém somente uma pessoa possuirá a original. Para certificar quem é o detentor da imagem original existe um certificado digital (token).
Este Token é armazenado em uma base de dados denominada blockchain, que também é utilizada para as criptomoedas como, por exemplo, o Bitcoin.
E porque os NFT’s estão em alta?
Um NFT pode ser transferido de uma pessoa para a outra, através de uma negociação, o que acaba gerando disputa pelo item, numa espécie de leilão resultando em valores astronômicos.
Veja no gráfico abaixo a representação do que acontece hoje no mercado de NFT’s:
Como podemos ver, é uma onda que vem crescendo muito nos últimos meses e tomou incríveis proporções com a pandemia, pois até gigantes como o Twitter já aceitam NFT’s como avatar de perfil. Um outro exemplo disso foi a incrível e recente aquisição de 2 peças do conjunto de NFTs Bored Ape Yacht Club feitas pelo Neymar por 6 milhões de reais.
Vamos então aproveitar o exemplo dos NFTs Bored Ape Yacht Club:
Os desenhos dos “macacos entediados”, foram gerados por um algoritmo, que combinou 170 características, tais como roupas, cores e expressões de forma aleatória, resultando em uma maioria de Tokens comuns de menor valor e alguns outros mais raros de maior valor.
Os avatares mais raros tem seu valor ainda mais inflado por conta da exclusividade de acesso a um a um grupo seleto, compostos por celebridades, executivos e milionários que também adquiriram um destes NFT’s.
Outro grande case de NFT é a peça “Everydays: the First 5000 Days”, onde foram reunidos os 5 mil primeiros desenhos do artista Beeple. Estes desenhos foram feitos dia após dia desde 2007. O NFT foi leiloado em 2021 por US$ 69,3 milhões, o que deixou o artista muito famoso na internet.
Fonte: Beeple via Dexerto / Reprodução – https://www.dexerto.com/tech/top-10-most-expensive-nfts-ever-sold-1670505/
Esperamos que esse artigo tenha explicado de forma mais clara o que é um NFT!
Se você é um artista digital, este é um ótimo momento para você expor e comercializar suas obras.
Deixe um comentário para nós, dizendo o que achou deste artigo e lembre-se de compartilhar com seus colegas e amigos caso tenha sido útil para você!
Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=MaGM1jMo4GU
https://www.tecmundo.com.br/mercado/228694-nfts-conheca-10-pecas-caras-vendidas-internet.htm
Consultor Técnico: Quirino Neto