linguagens de programação

BLOG

Conteúdo – Antlia Tecnologia e historia – Evolução das Linguagem de Programação

19 de September de 2024

Neste artigo, exploraremos o conceito de linguagens de programação, sua evolução histórica e como esse progresso tem facilitado e acelerado a criação de softwares complexos e eficientes.

Inicialmente, é fundamental compreender o que é um computador e como funciona. Dessa forma, é possível entender como ocorre o processo de comunicação e a conversão das linguagens de programação em código de máquina.

O que é um computador:

O computador é uma máquina eletrônica que processa informações de acordo com instruções e programas, possibilitando assim a visualização e reprodução de arquivos de imagens, vídeos, sons e textos.
Esses arquivos(dados), são armazenados e transportados de forma eletrônica por meio de dispositivos como microprocessadores que possuem em seu interior pequenos dispositivos chamados transistor, que agem como interruptores.
Dessa forma a interrupção ou passagem de energia cria um sistema de liga e desliga que é interpretado pelo computador como desligado (0) e ligado (1) conhecido como código binário.
Essas séries de 0 e 1 são utilizadas para criar letras, números, imagens e todo tipo de dados que é usado pela maquina. Essa é a linguagem pela qual o hardware se comunica com os softwares.

Sendo assim tudo que se faz em um computador é transformado em código binário para que seja compreendido pelo computador (Hardware). Mas como seria muito complexo usar somente linguagem de máquina para trabalhar com computadores, então foram criadas as linguagens de programação. Convertendo assim o código de máquina (Binário) em linguagens mais próximas da linguagens humanas, facilitando assim o aprendizado e a criação de softwares.

 

Linguagens de programação:

É um conjunto de regras e sintaxe que permite aos programadores escreverem instruções que um computador pode entender e executar. Essas linguagens servem como ponte entre humanos e máquinas, traduzindo comandos de alto nível, compreensíveis para humanos, em instruções que o computador consegue processar. Elas podem ser de baixo nível, próximas ao código de máquina (como Assembly), ou de alto nível, com sintaxes mais simples e abstratas (como Python, Java, ou C#). Cada linguagem possui características próprias, adequadas para diferentes tipos de tarefas, desde desenvolvimento de software até a automação de processos e análise de dados.

São como ferramentas, utilizadas em situações especificas como linguagens de marcação HTML, XML, voltadas para banco de dados SQL.

Muitos nomes foram de extrema importância para criação de linguagens de programação e ajudaram muito em sua evolução, como:

Ada Lovelace, matemática e escritora inglesa que é considerada a primeira pessoa programadora por criar o primeiro algoritmo em 1842 – 1843, especificamente para ser implementado por um computador ( Maquina Analítica de Charles Babbage).

Grace Hopper, almirante e analista de sistemas da marinha dos EUA, conhecida por criar o primeiro compilador em 1952 para o sistema A-0(Arithmetic Language Version 0) que rodava em um UNIVAC I, o primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos.

John McCarthy, criou a linguagem Lisp em 1958, uma linguagem formal matemática que inicialmente foi projetada para processamento de dados simbólicos.
Com o tempo, tornou-se a principal linguagem utilizada pelas comunidades no desenvolvimento de inteligências artificiais, nas décadas de 1970 e 1980.

Margaret Heafield Hamilton, Engenheira de Softwares que desenvolveu o programa de voo usado no projeto Apollo 11, a primeira missão tripulada à Lua.
Diretora da divisão de software no laboratório de instrumentação do MIT, desenvolveu o que impediu que o pouso na Lua fosse abortado.

Com o passar do tempo, a necessidade por novas linguagens de programação foram surgindo e assim nasceram linguagens como:

Smalltalk –  uma linguagem criada por Alan Kay, Dan Ingalls, Adele Goldberg, introduziu o conceito de orientação a objetos que serviu como base para as linguagens de programação que são utilizadas atualmente.

LISP – citado anteriormente, a qual introduziu o conceito de linguagem funcional utilizado em muitas linguagens como por exemplo JavaScript.

Linguagem C –  criada por Dennis Ritchie, uma das mais populares, é uma linguagem de uso geral que influenciou muitas outras como Java e C++ e foi usada para a criação do sistema operacional Unix. que originalmente foi escrito em Assembly (notação legível por humanos para código de máquina).

Muitas outras linguagens foram criadas para funcionalidades especificas, linguagens de marcação como HTML, XML, voltadas para bancos de dados como SQL, Cobol entre outras.

A tecnologia e as necessidades dos desenvolvedores estão em constante evolução, o que abre espaço para o surgimento de linguagens que atendam a requisitos específicos, melhorem a eficiência ou simplifiquem processos. Novas linguagens podem surgir para lidar com desafios emergentes, como inteligência artificial, computação quântica ou desenvolvimento web avançado. Além disso, a experimentação e a inovação no design de linguagens são sempre motivadas por diferentes paradigmas e filosofias de programação.  À medida que a tecnologia avança, a criatividade dos desenvolvedores molda o futuro da programação, onde cada nova linguagem pode ser a chave para resolver os desafios do amanhã.

 

 

 

 

Compartilhe

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscribe to our Newsletter

Receive tips on technology, innovation, and other inspirations.

0
Would love your thoughts, please comment.x