DevOps

BLOG

DevOps, muito mais que ferramentas, cultura!

22 de December de 2022

Definição

A principal funcionalidade do DevOps é entregar de forma eficiente aos desenvolvedores a possibilidade do trabalho em conjunto com a equipe de operações. O DevOps é a combinação de filosofias culturais, práticas e ferramentas que aumentam a capacidade de uma empresa de distribuir aplicativos e serviços com alta produtividade, otimizando e aperfeiçoando produtos.

DevOps Logo

Como funciona

Com o uso da plataforma DevOps, as equipes de desenvolvimento e operações se unem no planejamento e desenvolvimento das metas. Em alguns modelos de DevOps, as equipes de controle de qualidade e segurança também podem aumentar sua integração com o desenvolvimento, as operações e todo o ciclo de vida dos aplicativos. DevSecOps é quando a segurança é a prioridade de todos em uma equipe de DevOps.

Essas equipes usam práticas para automatizar processos que antes eram realizados de forma lenta e manual. Eles usam tecnologias e ferramentas que ajudam a operar e desenvolver aplicativos de modo rápido e confiável. Essas ferramentas também ajudam os engenheiros a realizar tarefas de forma independente como a implantação de código ou provisionamento de infraestrutura.

 

Azure DevOps

Conhecendo a plataforma

A plataforma consiste em cinco serviços principais, a saber:

Azure Boards

Responsável pela parte de planejamento e gerenciamento do projeto. Esse serviço disponibiliza um conjunto avançado de recursos, incluindo suporte nativo para processos Agile, Scrum e Kanban, além de exibições de calendário, painéis configuráveis e relatórios integrados.

Azure Repos

O Azure Repos é um conjunto de ferramentas de controle de versão que você pode usar para gerenciar seu código. Se o projeto de software for grande ou pequeno, o uso do controle de versão assim que possível será uma boa ideia.

Azure pipelines - DevOps

Azure Pipelines

O Azure Pipelines é um serviço CI (integração contínua) e CD (entrega contínua) cheio de recursos. Ele funciona com seu provedor Git de preferência e pode ser implantado nos principais serviços de nuvem. É possível automatizar o build, o teste e a implantação do seu código para Microsoft Azure, Google Cloud Platform ou Amazon Web Services.

Azure Test Plans

Azure Test Plans fornece ferramentas avançadas e poderosas que todos na equipe podem usar para impulsionar a qualidade e a colaboração em todo o processo de desenvolvimento. Fácil de usar, a solução de gerenciamento de teste, baseada em navegador, fornece todos os recursos necessários para testes manuais planejados, testes de aceitação do usuário, testes exploratórios e coleta de comentários.

Azure Artifacts

O Azure Artifacts permite que os desenvolvedores compartilhem seu código com eficiência e gerenciem todos os pacotes de um só lugar. Com o Azure Artifacts, os desenvolvedores podem publicar pacotes em seus feeds e compartilhá-los na mesma equipe, entre organizações e até publicamente.

 

Benefícios de usar DevOps

Velocidade

Equipes que usam DevOps lançam atualizações com mais frequência, maior qualidade e estabilidade. Na verdade, o relatório DORA 2019 State of DevOps aponta que as equipes de elite implantam com frequência 208 vezes maior e de forma 106 vezes mais rápida do que as equipes de baixo desempenho. A entrega contínua permite que as equipes criem, testem e entreguem software usando as ferramentas automatizadas.

Colaboração aprimorada

A base do DevOps é uma cultura de colaboração entre desenvolvedores e equipes de operações, que compartilham responsabilidades e combinam trabalho. Isso torna as equipes mais eficientes e economiza tempo relacionado a transferências de trabalho e criação de código projetado para o ambiente em que é executado.

Desenvolvimento rápido

Ao aumentar a frequência e a velocidade dos lançamentos, as equipes de DevOps melhoram os produtos, lançando rapidamente novos recursos e corrigindo bugs.

Qualidade e confiabilidade

Práticas como integração e entrega contínuas garantem que as mudanças sejam funcionais e seguras, o que melhora a qualidade de um produto de software. O monitoramento ajuda as equipes a se manterem informadas sobre o desempenho em tempo real.

Segurança

Ao integrar a segurança em uma integração contínua, entrega contínua e pipeline de implantação contínua, o DevSecOps é uma parte ativa e integrada do processo de desenvolvimento. A segurança é incorporada ao produto integrando auditorias de segurança ativas e testes de segurança em desenvolvimento ágil e fluxos de trabalho DevOps.

 

Práticas de DevOps

Integração contínua

A integração contínua é a prática de automatizar a integração de alterações de código em um projeto de software. Permite que os desenvolvedores mesclem alterações de código com frequência em um repositório central onde as compilações e os testes são executados. Isso ajuda as equipes de DevOps a solucionar bugs mais rapidamente, melhorar a qualidade do software e reduzir o tempo necessário para validar e lançar novas atualizações de software.

Entrega contínua

A entrega contínua se expande com a integração contínua, implantando automaticamente as alterações de código em um ambiente de teste/produção. Ele segue um pipeline de entrega contínua, onde compilações, testes e implantações automatizados são orquestrados como um fluxo de trabalho de lançamento.

Automação

A automação é uma das práticas de DevOps mais importantes porque permite que as equipes se trabalhem de forma muito mais rápida pelo processo de desenvolvimento e implantação de software de alta qualidade. Com a automação, o simples ato de enviar alterações de código para um repositório de código-fonte pode acionar um processo de construção, teste e implantação que reduz significativamente o tempo que essas etapas levam.

Infraestrutura como Código

Quer sua organização tenha um data center local ou esteja totalmente na nuvem, ter a capacidade de provisionar, configurar e gerenciar a infraestrutura de maneira rápida e consistente é a chave para a adoção bem-sucedida do DevOps. A infraestrutura como código (IaC) vai além de simplesmente criar scripts de configuração de infraestrutura para tratar suas definições de infraestrutura como código real: usando controle de origem, revisões de código e testes.

Microsserviços

Microsserviços é uma técnica de arquitetura em que um aplicativo é construído como uma coleção de serviços menores que podem ser implantados e operados independentemente uns dos outros. Cada serviço possui seus próprios processos e se comunica com outros serviços por meio de uma interface.

Monitoramento

As equipes de DevOps monitoram todo o ciclo de vida do desenvolvimento — desde o planejamento, desenvolvimento, integração e teste, implantação e operações. Isso permite que as equipes respondam a qualquer degradação na experiência do cliente, de forma rápida e automática. Mais importante, permite que as equipes revisitem os estágios anteriores do desenvolvimento e minimizem as alterações interrompidas na produção.

CONCLUSÃO

O DevOps é uma ferramenta que impulsiona a produção da empresa. Destinado às equipes de desenvolvimento e operações, pode ser usado igualmente para automatizar processos e organizar etapas de cada equipe da empresa.

 

Referências

https://aws.amazon.com/pt/devops/what-is-devops/

https://www.atlassian.com/devops

https://learn.microsoft.com/

 

Nossas indicações

Fiquem por dentro das novidades, toda semana postagens de conteúdos interessantes.

 

Inovações Tecnológicas na Copa do Mundo Catar 2022

Amaral Gurgel, definitivamente à frente do seu tempo.

Novembro Azul – Como a tecnologia está ajudando essa causa

Isaac Asimov: Resgatando uma visão positiva do futuro

 

Compartilhe

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Related articles

Subscribe to our Newsletter

Receive tips on technology, innovation, and other inspirations.

0
Would love your thoughts, please comment.x