Cá estamos novamente conversando sobre um motor gráfico… e desta vez o escolhido foi o impressionante Unreal Engine 5.
Antes de começarmos a falar sobre Unreal Engine 5, nós recomendamos fortemente a todos vocês lerem o nosso artigo sobre um outro motor gráfico, o queridinho dos desenvolvedores: Unity. O link está no final desse artigo.
Enquanto estávamos escrevendo, ficamos impressionados com a quantidade de adjetivos que usamos quase que “involuntariamente” para definir o que é esse motor gráfico, dentre eles: fantástico, poderoso, incrível, impressionante, surreal, brutal. Porém, o que acreditamos ser o que melhor define é: assustador. Convidamos todos para ler este artigo e entenderem o porquê.
Vamos falar sobre a Unreal Engine
Unreal Engine é um motor gráfico desenvolvido pela Epic Games, extremamente popular no mercado. A sua primeira versão foi lançada em 1998 inovando a indústria de desenvolvimento, utilizando a Glide API ao invés de OpenGL e utilizando uma linguagem de script. Além disso, o que mais chamava a atenção era o poder gráfico que já impressionava na época. Isso fez com que a ferramenta se tornasse muito promissora.
Unreal Engine é o segundo mecanismo de videogame mais usado, perdendo apenas para o Unity, e é conhecido por sua profundidade de recursos e qualidade visual.
Ao longo dos anos foram sendo lançadas novas versões com aprimoramentos desse motor gráfico, sendo que a mais atual é a Unreal Engine 5.
Exemplo de aplicações utilizando Unreal Engine
Agora vamos citar somente alguns dos mais incríveis jogos que foram desenvolvidos com esse motor gráfico, para que assim vocês possam ter uma pequena noção do poder que essa ferramenta oferece:
- Batman Arkham Knight;
- BioShock Infinite;
- Mortal Kombat 11;
- Fortnite;
- Minecraft Dungeons;
- Gears 5;
- Final Fantasy VII Remake;
- Star Wars: Fallen Order;
- Street Fighter V;
- Dragonball Fighter Z.
Agora sim, o que é a Unreal Engine 5.
O Unreal Engine 5 é o motor gráfico mais poderoso e atual da indústria. Com aprimoramentos em todos os pontos fortes já existentes, a ferramenta oferece a seus usuários detalhes 3D hiper-realistas, construção de mundo em larga escala e realismo facial, fora que o mecanismo também oferece a tecnologia chamada (TSR) Super Resolução Temporal, recurso definidor do Unreal Engine 5.
Qualidade ou desempenho? Por que escolher se você pode ter os dois?
Os jogadores de consoles e PC da próxima geração esperam taxas de quadros de 60 fps ou mais em telas de alta resolução, sobrecarregando enormemente os recursos de renderização.
A Super Resolução Temporal (TSR) é um sistema de UpSampling de alta qualidade. Independente de plataforma e integrado, permite que o mecanismo renderize em resolução mais baixa, mas com fidelidade de pixel de saída semelhante aos quadros renderizados em uma resolução mais alta.
Outras vantagens e inovações desse motor gráfico:
Legal, agora vamos falar sobre algumas características da Unreal Engine 5 que fazem com que ela seja o motor gráfico mais poderoso da atualidade.
Lumen é a tecnologia que permitirá aos desenvolvedores criar iluminação totalmente dinâmica em tempo real, muito semelhante aos gráficos gerados por computadores avançados para animação de alta qualidade e produção de filmes.
A capacidade de usar iluminação dinâmica tornará mais fácil para os desenvolvedores mover as fontes de luz durante o jogo e ver a luz se curvando em torno de obstruções, o que é uma tarefa e tanto para executar com as fontes de luzes estáticas encontradas nos motores atuais.
Nanite é a oferta mais exclusiva do UE 5, permitindo que os desenvolvedores de jogos dimensionem automática e massivamente os recursos de arte do jogo. Com a geometria de micropolígonos virtualizados do Nanite, os artistas obtêm total liberdade para criar tantos detalhes geométricos quanto os olhos podem ver. É possível replicar diretamente malhas de vários milhões de polígonos, mantendo uma taxa de quadros em tempo real sem nenhuma perda perceptível de fidelidade.
Esses sistemas transmitem e processam de forma inteligente apenas os detalhes que é possível perceber, removendo amplamente a contagem de polígonos e as restrições de chamadas de desenho.
World Partition: Mundos Abertos maiores e melhores
Com o Unreal Engine 5, um novo sistema World Partition muda a forma como os níveis são gerenciados e transmitidos, dividindo automaticamente o mundo em uma grade e transmitindo as células necessárias.
Os membros de uma equipe de desenvolvimento agora também podem trabalhar simultaneamente na mesma região do mesmo mundo, graças a um novo sistema One File Per Actor, enquanto que com o Data Layers é possível criar diferentes variações do mesmo mundo, com versões diurnas e noturnas e com camadas que existem no mesmo espaço.
Tá legal, muitos termos técnicos, mas quero ver na prática.
É o que muitos de vocês estão curiosos para ver, então vamos lá.
Durante a premiação da TGA 2021, a Epic Games anunciou que The Matrix Awakens.
Uma demo interativa e gratuita da Unreal Engine 5 que é apresentada por Keanu Reeves (Neo), Carrie-Anne Moss (Trinity) e Jada Pinkett-Smith (Niobe). Recomendamos assistir a esse vídeo em sua resolução máxima 4k.
Não conseguimos expressar com palavras o quão realista é essa Demo, então vejam vocês com os seus próprios olhos e tirem suas próprias conclusões.
Agora será possível entender o porquê utilizamos o adjetivo “assustador” como definição.
Todo esse poder não somente para os games.
A Unreal Engine 5 pode ser aplicada em vários setores como a engenharia, arquitetura, decoração, educação, medicina, cinema entre outros.
Só para se ter uma noção do quão grandioso é esse motor gráfico, a NASA, em parceria com a EPIC GAMES, está desenvolvendo um cenário no metaverso através da Unreal Engine 5, por ser a ferramenta 3D em tempo real mais aberta e avançada do mundo.
Estão criando um ambiente de realidade virtual que ajudará a preparar os astronautas para a vida em Marte.
Usando o Sistema de Apoio às Operações Mars XR da NASA e da Buendea, os astronautas iniciantes poderão simular aspectos da vida em Marte, desde a construção de uma base doméstica, manutenção, exploração do planeta a pé, realização de pesquisas científicas detalhadas e muito mais.
Mas tudo isso tem o seu preço, e não é barato!
Apesar da ferramenta ser livre para qualquer pessoa realizar o download através do site da Epic Games, como nem tudo são flores e como já era esperado, para conseguir rodar uma aplicação construída em Unreal Engine 5 é necessário um requisito mínimo de hardware “de respeito”. Fizemos um comparativo entre as versões 4 e 5 do motor gráfico com as informações fornecidas pela própria Epic Games. A diferença entre as configurações mínimas recomendadas de uma versão para a outra é enorme.
Nosso parecer:
O Unreal Engine sempre foi conhecido pela sua capacidade gráfica. Com o Unreal Engine 5, não é diferente. Com destaque para os novos recursos Lumen e Nanite que permitem aos desenvolvedores melhores perspectivas ao trabalharem com iluminação e detalhes geométricos.
Ficamos assustados com a capacidade que o novo motor mostra os seus recursos gráficos. O realismo é tão grande que fez com que nós pensássemos em vários momentos que era real. Pelo fato do motor ser relativamente novo no mercado, a indústria ainda está se “adaptando”, portanto, não temos muitos conteúdos que se utilizam desse motor gráfico, porém já temos uma boa noção do que será possível ser realizado. Estamos ansiosos para vermos mais aplicações desenvolvidas utilizando o Unreal Engine 5.
Artigos recomendados:
Motor Gráfico – Unity
Como funciona a estrutura por trás de um game? – Antlia
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Metaverso e Gamificação – Antlia
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Dados sobre a gamificação no Brasil – Antlia
https://antlia.com.br/artigos/dados-sobre-a-gamificacao-no-brasil/
Realidade Aumentada – Antlia
Referencias:
https://www.unrealengine.com/en-US/
https://time.com/6164332/epic-unreal-engine-5-launch/
https://www.ign.com/articles/nasa-unreal-engine-5-astronauts-mars
https://tokioschool.pt/descobre-tokio/
https://www.youtube.com/user/GameSpotTrailers
https://www.youtube.com/c/TeaserPlayStudio